Campus Avançado Oiapoque inaugura laboratório maker

Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 15h21 | Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 12h58

O Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu, na última sexta-feira, 5, uma comitiva da Reitoria e do Campus Macapá para a inauguração do Laboratório Maker na unidade, já dentro dos preparativos para o retorno do ensino presencial a partir de janeiro de 2022. A estrutura do novo laboratório conta com equipamentos como scanner 3D, computadores e quatro impressoras 3D adquiridos através de recursos destinados ao Ifap por emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP) no valor de  R$ 348.476,56.

A inauguração amplia a estrutura do Campus Oiapoque e o habilita à oferta de cursos como o de Robótica. Na ocasião, estavam presentes a reitora do Ifap, Marialva Almeida, o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, o diretor da unidade de Oiapoque, Eliel da Silva, a representante da secretária municipal de Educação de Oiapoque, Samara Vicente de Aquino Peres, a representante da Prefeitura Municipal, Adriene Castro, além do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP).

Após o ato solene de inauguração do Laboratório Maker, a agenda dos gestores e demais autoridades presentes incluiu a realização de reunião com lideranças indígenas e quilombolas para tratar do planejamento da instituição em 2022, especialmente sobre a oferta de cursos que venham atender melhor esse público e também sobre a necessidade de recursos adicionais para a execução de novos projetos.

De acordo com a reitora Marialva Almeida, "ações como essa de hoje, na qual implantamos aqui no extremo norte do país um laboratório de alta tecnologia para que a comunidade local possa acessar e desenvolver suas ideias, fazem valer à pena toda a articulação política que o Ifap desenvolve com a bancada federal do Amapá. Recursos como os destinados pelo deputado Camilo Capiberibe ajudam muito o Ifap, mas ajudam mais ainda as comunidades que usam os serviços do Ifap. Esse é o motivo de nossa existência enquanto instituição: transformar realidades para melhor através da educação", concluiu.

O que é um espaço maker?

É um ambiente colaborativo pensado e equipado para permitir o exercício da autonomia, da criatividade e da empatia na construção de soluções para um dado problema ou desafio. Para alcançar esses objetivos, os espaços makers podem ser entendidos como uma espécie de laboratório equipado com ferramentas tecnológicas digitais e analógicas.

O termo maker, nesse contexto, significa construtor, criador, fazedor de soluções. É um termo usado para demonstrar que os adeptos da cultura maker não são apenas consumidores de soluções e tecnologias. Eles as produzem e as compartilham, primando pela relação em rede.

Diretoria de Comunicação - Dicom