CPA abre novo período da autoavaliação institucional

Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 09h49 | Última atualização em Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 09h56

QuestionárioCPA2023matéria

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal do Amapá (Ifap) abriu um novo período da autoavaliação institucional 2022. Será de 1 a 10 de fevereiro. A comunidade interna – servidores e estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação, de todos os campi – poderá acessar o questionário da autoavaliação ao entrar no Sistema Unificado da Administração (Suap). Com a autoavaliação institucional, será traçado o perfil institucional do Ifap a partir de um processo de caráter diagnóstico e formativo, a fim de nortear a tomada de decisões estratégicas e a implementação de melhorias, além da possibilidade de autorização de novos cursos. Acesse aquiquestionário da autoavaliação institucional.

O processo de autoavaliação, conforme previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivos captar as impressões da comunidade atendida, fornecer uma avaliação objetiva e confiável sobre o desempenho e a qualidade da instituição, identificar as potencialidades e fragilidades na gestão, no ensino, na pesquisa, na extensão e na pós-graduação, bem como aumentar a transparência e a confiança da comunidade acadêmica e externa na instituição”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação, professor Ronaldo Leite.

O questionário está dividido nos cinco eixos preconizados pela Portaria nº 1.264 /2008 do Ministério da Educação: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Algumas das perguntas fechadas, de múltipla escolha, estão estruturadas com escalas de até seis níveis para registro das avaliações, onde Ótimo” considera um padrão de notoriedade e excelência, “Bom” que o item avaliado não possui críticas negativas, entretanto não considera um padrão de notoriedade e excelência, “Regular” que o respondente faz críticas negativas ao item avaliado e considera que o padrão pode ser melhorado, Ruim” que o item avaliado está aquém da qualidade esperada e possível, Péssimo” que o respondente considera que o item avaliado exige medidas corretivas urgentes e, finalmente, “Desconheço/Não se aplica” quando o respondente não tem conhecimento ou familiaridade com o item em questão ou o item avaliado não se aplica.

A meta da comissão é alcaar 60% da comunidade interna, contudo, no primeiro período da autoavaliação institucional o resultado foi muito inferior. “Infelizmente tivemos baixa adesão ao preenchimento do questionário da CPA no final do ano de 2022, por conta de diversos fatores, como falta de energia, dificuldade de divulgação, feriados e pontos facultados durante a Copa do Mundo de Futebol. Por isso, agora que as aulas retornaram e todas as unidades estão em atividade esperamos atingir a meta”, justificou o presidente Ronaldo Leite.