Encontro dos Napnes discute acesso ao esporte pelo estudante com deficiência

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 12h45

paralimpiadas2019 3

Aluno do Ifap com cegueira durante edição jogos dos institutos federais de 2019. Foto: Suely Leitão (arquivo Dicom)

Com o tema "Possibilidades e desafios da pessoa com deficiência no acesso ao esporte”, o sexto Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) do Instituto Federal do Amapá (Ifap) será realizado de 3 a 5 de abril. Os organizadores esperam atrair a participação de professores de educação física, estudantes da graduação e ensino médio, professores e técnicos de educação do Ifap e de outras instituições para debater sobre práticas desportivas paraolímpicas. As inscrições estão abertas para a comunidade interna e externa e já podem ser feitas pelo formulário eletrônico https://forms.gle/mWB5cuL6VcbgebJ3A.

A programação do 6º Encontro dos Napnes será presencial no Campus Laranjal do Jari, com transmissões gravadas pelo canal do Ifap no YouTube, a TV Ifap. Haverá a presença dos palestrantes externos Dilson Belfort, professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e Francisco Marlon, professor da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), além de professores do Ifap. Entre as atividades previstas, serão realizadas mesa-redonda, palestras, oficinas e debates.

DIA 3/4

9h às 11h

Abertura e Mesa-Redonda “Possibilidades e desafios de acesso da pessoa com deficiência ao esporte. Experiência do trabalho desenvolvido na Unifap, UEAP e Ifap.

Palestrantes: Dilson Belfort (Unifap), Francisco Marlon (UEAP) e José Rodrigo Deniur (Ifap).

Oficina orientação e mobilidade no esporte para a pessoa com deficiência visual

Ministrante: Marisa Castelo (Ifap)

DIA 4/4

Oficina sobre atividades paraolímpicas para baixa visão e cegueira