Ifap recebe representantes da Funcern

Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 11h07 | Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 15h08

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu, nos dias 13 e 14 de fevereiro, a visita de três representantes da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern): Erivan Sales, gerente de projetos; Francisco Carlos Oliveira, desenvolvedor de projetos; e Ednaldo de Paiva, superintendente da Funcern.

A delegação veio ao estado para conhecer in loco a estrutura, as demandas e os desafios que o Ifap tem atualmente para continuar expandindo a oferta de produtos e serviços à comunidade. A visita faz parte de um conjunto de ações que vem acontecendo desde que o Conselho Superior do Ifap (Consup/Ifap) aprovou o processo de credenciamento da Funcern em novembro de 2022 e obteve a validação desta decisão por parte da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec).

O roteiro da visita teve início na manhã do dia 13/2, com uma reunião entre os representantes da Funcern e docentes, técnicos administrativos e estudantes do Campus Macapá. Após realizarem uma apresentação na qual descaram as principais áreas de atuação da Funcern e alguns de seus projetos em andamento, a delegação seguiu para o Campus Santana, onde teve a oportunidade de conhecer a infraestrutura da unidade e as particularidades logísticas do município.

No período da tarde, os representantes da Funcern realizaram uma apresentação mais detalhada para os gestores da Reitoria sobre as possibilidades que passam a ser acessíveis ao Ifap a partir dessa parceria.

Tais possibilidades são desdobramentos que o credenciamento de uma fundação com o portfólio da Funcern é capaz de viabilizar. Em síntese, a fundação consegue realizar, de forma mais ágil, a implementação de diversas ações estratégicas, como realização de processos seletivos, concursos públicos, captação de recursos junto à iniciativa privada e financiamento de projetos de pesquisa, extensão e inovação de interesse do Ifap.

No segundo dia de visita, os representantes da fundação cumpriram agenda no Campus Agrícola Porto Grande, onde também foram recebidos por uma equipe de gestores da unidade, que mostrou as dependências físicas, com destaque para a Fazenda Experimental, tendo em vista a concentração dos cursos deste Campus ser na área das ciências agrárias.

De acordo com Karina Pingarilho, pró-reitora de Planejamento do Ifap (Proplan), pasta que está à frente das tratativas com a Funcern, “esta visita foi um passo importante para a ampliação de nosso diálogo com a fundação. Nosso próximo objetivo, segundo o cronograma da parceria, é a elaboração e publicação, em um prazo de 90 dias, de uma cartilha na qual toda a comunidade do Ifap conhecerá as possibilidades trazidas pelo credenciamento da Funcern, bem como as formas e os fluxos adequados para acessá-las”.