Plano de Logística Sustentável apresenta metas de redução de consumo

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 11h46

Durante o Encontro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Enepeg), entre os dias 8, 9 e 10 deste mês, no campus Macapá, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) lançou o seu primeiro Plano de Logística Sustentável (PLS) com vigência de 2018 a 2023. A partir de um diagnóstico elaborado pelo Comitê de Gestão Ambiental, o plano estabelece metas para redução no consumo de energia elétrica, água, papel, copos descartáveis, cartuchos de tintas para impressoras e deslocamento de pessoal, entre outras.

Componentes da mesa
A solenidade de lançamento do PLS, no dia 9 deste mês, foi presidida pela reitora em exercício, Hanna Bezerra, com a participação da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Ângela Utzig, e do presidente do Comitê Institucional de Gestão Ambiental, Romaro Antonio Silva. Também estavam presentes no auditório servidores e estudantes. Todos os membros do Comitê Institucional de Gestão Ambiental foram chamados à frente para serem apresentados.

Em conformidade com o Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012, e a Instrução Normativa do Ministério do Planejamento nº 10, de 12 de novembro de 2012, O PLS tem entre os seus objetivos realizar o gerenciamento dos resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem; adotar critérios de sustentabilidade ambientais nas compras públicas; difundir uma nova cultura de preservação ambiental; promover a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho e promover campanhas de conscientização e divulgação das ações.

Confira algumas metas do PLS (2018-2023)

Consumo de papel

Redução de 30%

Consumo de copos descartáveis

Redução de 100%

Impressão de documentos e impressoras instaladas

Redução de 15%

Energia elétrica

Redução de 5% no consumo de energia elétrica (Kwh) em 2018 e 10% até 2023

Água e esgoto

Redução de 5%

Gestão de resíduo sólidos

Implantar gerenciamento de resíduos sólidos visando à destinação ambientalmente correta de resíduos diversos até 2023.

Telefonia

Redução de 25% os gastos com telefonia até 2023

Deslocamento de pessoal

Redução de 10% do consumo de combustível até 2023