Programa Academia & Futebol oferta vagas de bolsista para servidores

Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 15h45

Professores e monitores irão atuar em núcleos de vivência e centros de excelência para a prática de futsal e futebol para adolescentes e jovens

Servidores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) poderão concorrer a bolsas de coordenadores e monitores do projeto de extensão “Programa Academia & Futebol do Ifap”, que prevê a implantação de núcleos de vivência e centros de excelência nos campi da instituição para a prática de futsal e futebol de adolescentes e jovens, entre 13 a 23 anos. As inscrições no processo de seleção dos bolsistas ocorrerão de 26 a 30 de abril. Para ler o Edital nº 8/2021/ Proeppi/ Ifap e ter mais informações, clique aqui.

O Programa Academia & Futebol é fruto de parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor. Será desenvolvido no Ifap pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), com prazo para a execução de até 21 meses.

Está prevista a implantação de núcleos de vivência e centros de excelência nos campi Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande e Santana e no Centro de Referência Pedra Branca do Amapari. Em cada unidade, será ofertada uma bolsa mensal no valor de R$ 1.500 para professor de Educação Física e uma bolsa mensal no valor de R$ 600 para monitor, além de cadastro reserva.

No Programa Academia & Futebol, o professor terá carga horária de 20 horas semanais e será responsável pelo planejamento, organização e execução das atividades conforme seu plano de trabalho, supervisão do uso de materiais e infraestrutura, treinamento de futsal e/ou futebol visando a estimular o desenvolvimento de capacidades técnicas, táticas e cognitivas relacionadas ao esporte, organização de eventos (campeonatos, eventos científicos) e apresentar, semestralmente, relatório de atividades executadas no projeto. Já o monitor, também com carga horária de 20 horas semanais, irá auxiliar o professor de Educação Física em todas as suas atribuições.

Para ser selecionado como professor, o servidor deve ser licenciado em Educação Física e para ser selecionado como monitor, é preciso ser servidor do Ifap e ter experiência comprovada com atividades desportivas. Em ambos os casos, o servidor não pode estar em gozo de licença e/ou afastado de suas atividades profissionais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do preenchimento e envio do Formulário de Inscrição, específico para acesso de e-mail institucional. No ato da inscrição, o candidato à vaga de professor deverá anexar um único arquivo em formato PDF contendo os documentos digitalizados: carteira de identidade e CPF, diploma, formulário de pontuação declarada preenchido, com comprovantes de todas as atividades declaradas devidamente numeradas. O candidato monitor deverá anexar um único arquivo em formato PDF contendo Carteira de Identidade, CPF e formulário de pontuação declarada.

A avaliação do candidato ocorrerá pela análise de títulos, com total máximo de 50 pontos. No caso de empate, será classificado em primeiro lugar o candidato que comprovar mais tempo de experiência. Ao persistir o empate, prevalecerá o candidato com maior titulação e ainda assim persistindo, o de maior idade. A classificação não caracteriza a obrigatoriedade de convocação imediata para a realização das atribuições pelo profissional, estando a critério da necessidade do projeto.

Diretoria de Comunicação - Dicom