Programa Empodera Mulher certifica mais de 400 mulheres em nove municípios

Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 10h33

EmpoderaMCP202201

Concluintes do curso de Microempreendedora Individual do Campus Macapá com os certificados

Cursos de Microempreendedora Individual, Promotora de Vendas, Operadora de Tratamento de Resíduos Sólidos e Operadora de Máquinas e Implementos Agrícolas levaram à sala de aula mulheres que estavam há mais de dez anos sem estudar

As primeiras turmas de alunas do Programa Empodera Mulher do Instituto Federal do Amapá (Ifap) receberam os certificados em solenidades realizadas entre 17 de junho e 4 de julho, nos municípios de Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca, Porto Grande, Santana e Vitória do Jari. Ao todo 443 mulheres conseguiram terminar o curso. A grande maioria estava fora da sala de aula há mais de 10 anos.

Veja o álbum de fotos da solenidades

..::Campus Laranjal do Jari::..

..::Campus Macapá::..

..::Campus Avançado Oiapoque::..

..::Campus Porto Grande::..

..::Campus Santana::..

..::Centro EaD Pedra Branca::..

..::Polo Ferreira Gomes::..

..::Polo Mazagão::..

..::Polo Vitória do Jari::..

Ligado à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), o programa Empodera Mulher lançou o primeiro projeto de capacitação, em 2021, para mulheres em vulnerabilidade social, através de pactuação e parceria junto à Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, com oferta de 520 vagas em cursos de formação inicial e continuada, com carga horária total de 160 horas e 50 dias letivos.

As vagas foram divididas entre os cursos de Microempreendedora Individual, Promotora de Vendas, Operadora de Tratamento de Resíduos Sólidos e Operadora de Máquinas e Implementos Agrícolas. As atividades iniciaram no dia 3 de março de 2022.

As alunas tinham diferentes idades, muitas já possuíam pequenos negócios no segmento de alimentação, crochê, artesanato e vendas. Ao longo do curso, participaram de feiras e outras atividades. Em Ferreira Gomes, através da disciplina de "Empreendedorismo", as alunas organizaram uma feira ao ar livre, nas margens do rio Araguari. Em Mazagão, as alunas participaram da "Feira de Negócios de Mazagão", promovida pelo Sebrae.

Devido às especificidades do público e às condições adversas da pandemia, as aulas ocorreram de forma intensiva de sexta a domingo. A maioria das turmas encerrou as aulas no dia 22 de maio. Nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, as atividades atrasaram devido às cheias do rio Jari.

Concluintes por município

Macapá