Programa “Qualifica Mais Progredir” terá cursos do Ifap

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 10h22

Macapá e Santana receberão 500 vagas para qualificação profissional de Microempreendedor Individual

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) teve sua proposta aprovada no programa “Qualifica Mais Progredir”. Trata-se de uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltados a beneficiários do Programa Auxílio Brasil. O Ifap irá contar com recursos de R$ 1,6 milhão, que serão aplicados para qualificação profissional em parceria com as prefeituras de Macapá e Santana. Em cada município, serão ofertadas 500 vagas em cursos de 160 horas.

“Com as prefeituras firmamos uma parceria considerando que segundo o edital o papel da parceria é que o município forneça a lista dos beneficiários do Bolsa Família (público a ser atendido pelo curso)”, explica o pró-reitor de de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva. Os cursos previstos serão de Microempreendedor individual (MEI). Os recursos do programa “Qualifica Mais Progredir” serão para pagamento de auxílios aos alunos e bolsas aos professores e equipe.

“Nesta primeira edição, o Ifap buscou atender todos os municípios apontados como necessários pelo edital (Macapá e Santana). Nosso objetivo foi auxiliar no processo de potencialização das oportunidades para muitos jovens beneficiários do Programa Bolsa Família por meio da oferta de um curso que possa qualificar e trazer geração própria e emprego em um intervalo de tempo relativamente pequeno. Serão cursos de Formação Inicial e Continuada com 160 horas. É uma excelente oportunidade, que também atenderá nossa comunidade de servidores, já que a atuação no programa tem um fomento da bolsa para a equipe do programa", destacou Silva.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro. A reitora do Ifap, Marialva Almeida, explica que "umas das principais missões dos institutos federais é a de impactar positivamente as comunidades nas quais estão presentes, principalmente atendendo a um público que se encontra nas faixas de maior vulnerabilidade social. A tônica é sempre a de que a educação gera uma melhoria global da vida em sociedade. Essa ação de ofertar formação empreendedora com grande potencial de melhorar a renda mensal do público atendido é muito importante nesse momento em que a inflação que afeta os mais carentes tem crescido muito, deixando mais alto o custo da cesta básica, por exemplo".

As ofertas foram direcionadas a 100 localidades onde há a maior concentração de beneficiários do Programa Auxílio Brasil, a partir da adesão de instituições ofertantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que nelas possuem cobertura de atendimento. A oferta exige que as prefeituras e equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) das cidades prioritárias auxiliem na mobilização dos alunos. No Amapá, apenas Macapá e Santana estavam como municípios direcionados.