Reitora do Ifap reúne-se com presidente Lula e ministro Camilo Santana

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 14h45 | Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 18h37

A reitora do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Marialva Almeida, participou, na manhã de hoje, 19/1, de uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu ministro da Educação, Camilo Santana, e os gestores das instituições que compõem o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (Andifes).

Para a reitora Marialva Almeida, “o dia de hoje foi histórico, pois nele vimos surgir novamente algo que qualquer pessoa que trabalhe com educação deve primar: trata-se de diálogo. Diálogo não significa que tudo que queremos será atendido, embora possa ser. Mas significa, sobretudo, que nossas demandas serão ouvidas, acolhidas, respeitadas. Há tempos não tínhamos esse diálogo com o Governo Federal. Saio desta reunião com a vontade renovada de fazer mais pela educação do nosso país junto com meus colegas do Ifap”.

Na mesma linha, o ministro Camilo Santana enfatizou em sua fala que “nenhum país, nenhuma nação pode garantir sua soberania sem investimento em educação. Não se alcança justiça social sem entender o papel estratégico da educação. Então, este é um governo que vai restabelecer o respeito que a educação merece nesse país”.

Encerrando o encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou sua emoção em estar diante dos gestores dos institutos e universidades federais. Segundo ele, “nós estamos aqui pra conversar sobre a única coisa que pode salvar este país de ser um eterno país em desenvolvimento para ser um país desenvolvido. Essa coisa chama-se educação. Esse país nunca será grande se nós não conseguirmos virar essa página da história que diz que o povo não precisa estudar, precisa apenas trabalhar”.

Confira o vídeo da reunião.