UFRRJ abre 25 vagas no Minter em Gestão e Estratégia para servidores do Ifap

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 11h42

UFRRJ01Reitoria da UFRRJ, em Seropédica (RJ)

Turma exclusiva do Mestrado Profissional é fruto de novo convênio e com as aulas a serem realizadas no Campus Macapá

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abriu seleção no Mestrado Profissional (Minter) em Gestão e Estratégia com 25 vagas exclusivas para servidores do Instituto Federal do Amapá (Ifap). A oferta da turma é fruto de novo convênio  entre as duas instituições, sendo que as aulas e demais atividades presenciais ocorrerão no Campus Macapá do Ifap em regime modular, a partir de 2023. As inscrições são gratuitas e ocorrem diretamente no sistema virtual da UFRRJ, de 10 de novembro de 2022 a 20 de janeiro de 2023.

..:Acesse aqui o sistema virtual da UFRRJ ::..

..:E para ler o edital completo e saber mais, clique aqui ::..

Como fazer a inscrição

Para acessar o sistema virtual da UFRRJ é preciso fazer o login no Gov.br. Então o usuário será direcionado para a página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), onde estão diversos editais publicados. É só escolher o “Edital Ifap 2023 Gestão e Estratégia” e dar andamento ao processo de inscrição.

Na inscrição, o servidor precisa anexar documentos de identificação, formação acadêmica, Currículo Lattes, vínculo empregatício com o Ifap, anexos do edital devidamente preenchidos e assinados, comprovantes de teste de Conhecimentos Gerais e de Inglês e um Pré-Projeto de Pesquisa original, em PDF, relativo à área de atuação e linha de pesquisa do orientador no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE), em uma das vagas disponíveis no edital.

As linhas de pesquisa são: “Gestão de Processos, Projetos, e Tecnologias nas Organizações”, “Gestão da Inovação, Mercados e Políticas Públicas” e “Estratégia de Gestão de Pessoas e Organizações”. Os orientadores de cada linha estão elencados no edital.

Terão preferência os pré-projetos de pesquisa de autoria dos candidatos, originais e que atendam ao seguinte requisito: “o projeto de pesquisa a ser desenvolvida durante o afastamento estará alinhado à área de atribuição do cargo efetivo, do cargo em comissão ou da função de confiança do servidor ou à área de competências da sua unidade de exercício”. É recomendado o contato prévio com o orientador desejado para o alinhamento do pré-projeto.

O Minter em Gestão e Estratégia da UFRRJ tem como proposta desenvolver profissionais capazes de realizar pesquisas no campo da gestão, articulando bases científicas, tecnológicas e técnicas de gestão aplicadas à resolução de problemas e demandas organizacionais específicas. A Área de Concentração é Gestão e Estratégia, dedicada ao estudo das ações, meios, objetivos e políticas utilizadas pelas organizações nos diversos setores econômicos, de acordo com os padrões de concorrência vigentes e os níveis de desenvolvimento, considerando o mercado, a sociedade, o ambiente e as pessoas em suas dinâmicas intra e interorganizacionais.

..:Informações mais detalhadas sobre o curso podem ser obtidas no endereço eletrônico http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppge ::..

Pré-requisitos

Para concorrer às vagas, os servidores do Ifap devem estar em pleno exercício de suas atividades, serem portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento concluído em instituição de ensino superior, cujo curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (bacharelados, licenciatura e/ou tecnólogos).

É necessário apresentar Carta de interesse e Parceiros do Conhecimento do Ifap para que assumam compromissos acadêmicos, bem como a liberação parcial durante os módulos de aulas presenciais, e, quando necessário, liberação para atividades de pesquisa, ao longo dos 24 meses do curso. A liberação parcial fica condicionada a um plano de trabalho que deverá ser acompanhado pela chefia imediata e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Está impedido de participar do processo seletivo o servidor que estiver participando de outro programa de pós-graduação ou de graduação, já possuir título acadêmico reconhecido equivalente, esteja acumulando ilegalmente cargos públicos, não ocupe cargo efetivo e não tenha cumprido compromissos referentes a afastamentos anteriores.

Também não será permitida a participação do servidor que estiver usufruindo de quaisquer licenças ou afastamentos, como por motivo de afastamento do cônjuge, atividade política, interesses particulares, para servir a outro órgão ou entidade, exercício de mandato eletivo, estudo ou missão no exterior, participação em programa de qualificação e para tratamento de saúde, conforme os art. 83 e 202 da Lei n° 8.112/90.

Esta não é a primeira vez que o Ifap e a UFRRJ tem parceria na oferta de cursos de mestrado com turmas exclusivas para servidores. Em anos anteriores, foram realizadas duas turmas do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA).

..:Saiba mais aqui sobre a UFRRJ ::..