Licenciatura em Informática PDF Imprimir E-mail

Conceito Enade: 4

Conceito INEP/MEC: 4

Número de Vagas Anuais: 40

Prazo Mínimo de Integralização: 6 semestres (mínimo) e 12 semestres (máximo)

Carga Horária Mínima: 2.967 horas

Turno de Funcionamento: Matutino ou Noturno

Local: IFAP – Campus Macapá

Endereço: BR 210, km 03, S/Nº, Brasil Novo

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Habilitação: Licenciado em Informática

Denominação do Curso: Curso Superior de Licenciatura em Informática

Atos legais:

Resolução nº. 10 de 30 de dezembro de 2010

Perfil Profissional

O Licenciado em Informática é um profissional que incorpora competências, saberes e habilidades de criatividade e inovação, de cooperação e de trabalho em equipe, de gestão e tomada de decisões, de aquisição e produção de conhecimentos, de expressão e comunicação, não sendo somente reprodutor de tecnologias e conhecimentos já estabelecidos.
A formação no curso de licenciatura proposto visa para o egresso:
  • Atuar na docência na educação básica visando à aprendizagem do aluno e compreender a prática pedagógica como um processo de investigação, de desenvolvimento e aprimoramento contínuo;

• Planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos ao Ensino de Informática, bem como contribuir para pesquisas nesta área do conhecimento;

• Contribuir para a geração de inovações nos processos de ensino e aprendizagem de maneira a atender as demandas de formação de educadores comprometidos com a transformação social e tecnológica;
  • Utilizar tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no processo ensino-aprendizagem, estabelecendo relações entre as áreas do conhecimento e o contexto social que atua;
  • Desempenhar um papel transformador da realidade de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência por meio da tecnologia e da educação;
  • Promover a formação de cidadãos para uma sociedade fundamentada no conhecimento, no trabalho e na necessária reflexão sobre valores éticos, de justiça e de inclusão social;
  • Atuar nas áreas de serviço e apoio escolar ou em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos de informática.

Coordenador: Prof. MSc. Olavo Nylander Brito Neto

Sala: Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Informática

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

RESOLUÇÃO N° 25/2015/CONSUP/IFAP, DE 04 DE MAIO DE 2015
RESOLUÇÃO Nº 10-2010 - AD REFERENDUM PPC LICENCIATURA EM INFORMÁTICA - IFAP
RESOLUÇÃO Nº05/2016/CONSUP/IFAP, DE 09 DE MARÇO DE 2016

Publicações

2012 Núcleo Docente Estruturante e Colegiado dos Cursos Superiores RESOLUÇÃO N° 37/2012/CONSUP/IFAP, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012
2013 Regulamentação Didático-Pedagógica do Ensino Superior
2013 Programa Monitoria RESOLUÇÃO N° 10/2013/CONSUP/IFAP, DE 29 DE OUTUBRO DE 2013
2014 Regimento Geral do IFAP RESOLUÇÃO N° 03/2014/CONSUP/IFAP, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2014
2014 Comissão Própria de Avaliação RESOLUÇÃO N° 39/2014/CONSUP/IFAP, DE 01 DE OUTUBRO DE 2014
2015 Regulamentação de Estágio RESOLUÇÃO N° 20/2015/CONSUP/IFAP, DE 20 DE ABRIL DE 2015
2015 Guia Prático para Relatório Técnico de Estágio Publicações do Campus Macapá
2015 Regulamentações das Bibliotecas RESOLUÇÃO N° 26/2015/CONSUP/IFAP, DE 13 DE MAIO DE 2015
2015 Regulamento Institucional dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE RESOLUÇÃO N° 27/2015/CONSUP/IFAP, DE 15 DE MAIO DE 2015
2015 Regulamentação das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação RESOLUÇÃO N° 29/2015/CONSUP/IFAP, DE 20 DE MAIO DE 2015
2015 Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos Cursos de Graduação RESOLUÇÃO N° 30/2015/CONSUP/IFAP, DE 20 DE MAIO DE 2015
2015 Regulamentação dos Laboratórios de Informática Publicações do Campus Macapá
2016 Guia Prático para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso Publicações do Campus Macapá
2016 Calendário Escolar 2016 RESOLUÇÃO Nº61/2015/CONSUP/IFAP, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015

Colegiado do Curso

Professor/Coordenador: Olavo Nylander Brito Neto (Presidente)

Professores: André Luiz da Silva Freire, André Luiz de Simão de Miranda, Carlos Alexandre Santana Oliveira, Célio do Nascimento Rodrigues, Christiano do Carmo de Oliveira Maciel, Darlene do Socorro Del Tetto Minervino, Ederson Wilcker Figueiredo Leite, Erica Viviane Nogueira de Miranda, Hilton Prado de Castro Junior, José Dario Pintor da Silva, Klessis Lopes Dias, Luciana Carlena Correia Velasco Guimarães, Márcia Cristina da Conceição Santos, Maurício Alves de Oliveria Junior, Rafael Bueno Barboza, Thiego Maciel Nunes.

Pedagoga: Adriana Valéria Barreto de Araújo

Representante discente: Samuel Rodrigues Vieira

Portaria: 37/2016/DIGER/IFAP (atual), 247/2015/DIGER/IFAP, 103/2015/DIGER/IFAP, 165/2014/DIGER/IFAP

Núcleo Docente Estruturante