Ifap debate racismo e inclusão de gênero no esporte

I Encontro do Neabi+ vai reunir órgãos públicos, estudantes e minorias para discutir e propor políticas inclusivas e antirracistas nas práticas esportivas

A promoção da equidade racial no Brasil é um compromisso permanente das agendas governamentais e sociais e é pela educação que ela encontra resultados. Com o propósito de estimular o debate sobre gênero, diversidade e políticas públicas antirracistas e de inclusão nas práticas esportivas, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará uma programação de dois dias com a participação de órgãos governamentais, estudantes e de grupos minoritários, formados por pessoas que de forma excludente, por motivos como preconceitos de cor, etnia, classe social ou gênero, não têm seus direitos básicos garantidos.

O I Encontro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas, Povos da Floresta, Comunidade LGBTQIA+ e Identidades (Neabi+) traz o tema “Gênero, diversidade e políticas públicas: práticas esportivas na luta pelo antirracismo e políticas para inclusão da diversidade” e acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto de forma presencial no Campus Santana do Ifap, com participação aberta aos públicos interno e externo. A programação está composta por palestras, debates, documentário e a exposição sobre Esporte na Comunidade Indígena, com inscrições on-line até o dia 16 de agosto pelo site eventos.ifap.edu.br e de forma presencial no Campus Santana.

//////FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO I ENCONTRO DO NEABI+//////

O Neabi+ é um núcleo de promoção, acompanhamento, planejamento e execução de políticas inclusivas pautado na construção da cidadania por meio da valorização da identidade étnico-racial, do respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades, que visa eliminar o racismo em suas diversas estruturas, o preconceito e a Lgbtfobia em todas as suas formas discriminatórias.

Desde 2019, o Neabi+ executa, por meio da Coordenação de Ações Inclusivas e Diversidade (Coaid), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), ações referentes às leis que instituem a obrigatoriedade de inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo da rede de ensino, que institui o programa de fortalecimento, preservação e recuperação das línguas indígenas tradicionais do estado do Amapá, assim como demais políticas afirmativas para os povos da floresta, comunidade LGBTQIA+ e identidades.

O I Encontro do Neabi+ volta-se para os últimos acontecimentos do futebol, em que o racismo sofrido dentro e fora do campo tem ganhado evidência e trazido diversas discussões sobre o tema. “A vida dos seres humanos tem se mostrado ir muito além de questões estéticas e de saúde física, abrangendo também a saúde mental e atingindo diretamente a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. Paralelo a isso, temos a participação de pessoas trans no esporte e todas as discussões que envolvem a participação como categoria em competições.”, observa a coordenadora do Neabi+, Telma Adriana Lobato.

CALENDÁRIO INCLUSIVO

Junto com o I Encontro do Naebi+, a Coordenação de Ações Inclusivas e Diversidade está lançando o Calendário Inclusivo, que destaca as datas alusivas às questões de inclusão e diversidade, pautas que são implementadas pelo Ifap por meio do Neabi+ e do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), com ações em todos os campi.

Matéria completa

Download do Calendário Inclusivo

Ι PROGRAMAÇÃO Ι

17/8/2023