Começa programação sobre inovação tecnológica

simit2023 3

O II Simpósio Amapaense de Inovação Tecnológica e o VII Simpósio de Inovação Tecnológica (Simit) foram abertos na noite desta terça-feira (21/11), no auditório do bloco de Engenharia Elétrica do Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os dois eventos têm uma programação integrada graças a uma parceria entre a Unifap, através do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profinit), e o Instituto Federal do Amapá (Ifap), que já realiza o Simit há seis anos.

O coordenador do Profinit, Alaan Ubaiara Brito, explicou que a parceria Unifap e Ifap existe desde o quadro de docentes e de estudantes do programa de pós-graduação. “Temos alunos que são servidores do Ifap, e temos egressos que hoje são professores que também são servidores do Ifap. Então, quando começamos a falar sobre o Simpósio Amapaense, eles nos informaram que o Ifap já realizava o Simit”, contou.

O pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Welber Carlos Andrade, que representou o reitor em exercício, Romaro Silva, na solenidade de abertura, afirmou que o Ifap é uma instituição de educação que tem a inovação como eixo transversal, que perpassa o ensino, a extensão e a pesquisa. “Nosso planejamento estratégico está focado em diversas ações na perspectiva da inovação e temos buscado recursos para projetos de fomento com os quais podemos acessar uma série de editais”, detalhou.

Welber Andrade comentou que a inovação sempre existiu na história humana, dando o exemplo da Revolução Industrial, mas o conceito foi se modificando. “Hoje nós temos o alinhamento da inovação com o meio ambiente, a economia, a sociedade. A inovação está como eixo gerador e propulsor do desenvolvimento. Esse evento tem essa perspectiva de discutir a inovação do ponto de vista acadêmico caminhando para o desenvolvimento de produtos e ações estratégicas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia”, ressaltou.

Também participaram da mesa de abertura a pró-reitora de Planejamento da Unifap, Simone Leal, representando o reitor; o secretário de estado de Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa, Gutemberg Silva, o representante da Coordenação de Serviços de Tecnologia em Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Gabriel Dias, e a estudante Bárbara Dantas, representando os discentes da pós-graduação.

Após a abertura, foram realizadas as palestras “Amazônia +10”, com o professor Rafael Pontes Lima (Unifap/RNP), e “A inovação como propulsor do desenvolvimento sustentável na Amazônia”, com Rodrigo da Silva de Lima (Finep).

Exposição de pôsteres acadêmicos
Tarde e noite

Inovação e Propriedade Intelectual voltado ao Agronegócio”
Osvaldo Campelo de Mello Vasconcelos
17h - 17h30

A Educação Profissional e Tecnológica no contexto da bioeconomia”
Argemiro Midônes Bastos
17h30 – 18h

Mesa-redonda
Dificuldades enfrentadas pelos empreendedores”

Apresentações orais
18h45 - 20h15

Messias Dias da Silva (Profnit): Desenvolvimento de um modelo de utilidade para controle de velocidade e de rotação de um ventilador via comunicação WI-FI com suporte para assistente de voz Alexa.

Maria Do Carmo Lima Marques (Profnit): Proposta de terapia gamificada com aplicativo de jogo para pacientes em estágio inicial da doença de Alzheimer.

Lilian Cristiani Damasceno Carneiro: Política de inovação e transferência de tecnologia na Universidade do Estado do Amapá.

Diego Armando (Ifap): Kit solar castanheiro: uma alternativa inovadora para melhoria da qualidade de vida das famílias de castanheiros na Amazônia.

Diego Armando (Ifap): Resgate, propagação e formação de banco de germoplasma de populações de Dinizia Excelsa Ducke: as árvores gigantes da Amazônia.

Exposição de pôsteres acadêmicos/Exposição de patrocinadores
Noite

Relatos de experiências de um agente de inovação no Instituto Federal do Amapá
Willians Lopes de Almeida (Ifap)