Cursos superiores têm aula inaugural no Ifap PDF Imprimir E-mail

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) deu um passo importante na segunda-feira (1º/8) para ampliação do acesso da sociedade amapaense à educação pública, gratuita e de qualidade. Cento e sessenta alunos iniciaram os primeiros cursos superiores de Licenciatura do Instituto: Química e Informática.

"Os cursos foram estruturados para atender à carência do Estado na contratação de professores de Química e Informática para a Rede de Ensino Básica", afirmou o reitor em exercício do Ifap, Klenilmar Lopes Dias, que ministrou a aula inaugural, realizada no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). A necessidade de mão de obra foi confirmada pela coordenadora de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Amapá, Eunice Bezerra de Paulo, representando o secretário José Maria Lobato. "São jovens valorosos que escolheram ser professores e dessa forma serão nossos futuros educadores que irão conduzir o ensino básico do Amapá", disse.

A aula inaugural contou com a presença dos pró-reitores de Ensino, Elícia Thanes, de Extensão, Marialva Almeida, e de Pesquisa, Klessis Dias, da diretora de Ensino do campus Macapá, Isabella Abreu Carvalho, da coordenadora de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino, Selma Gomes, e da coordenadora dos Cursos Superiores do campus Macapá, Maria Antônia Andrade, além de demais professores, técnico-administrativos, coordenadores e diretores.

Durante a programação, alunos dos cursos técnicos apresentaram o "Show da Química" e uma demonstração de "Robótica Educacional", sob a coordenação das professoras Adriana Lucena e Érika Bezerra, respectivamente.

O Ifap é a primeira instituição pública no Amapá a ofertar o curso de Licenciatura em Informática. "Essa é uma conquista dupla, dos alunos e nossa, pois nos firma no Amapá como uma referência em cursos técnicos e agora com cursos superiores", comemorou a pró-reitora de Ensino do Ifap, Elícia Thanes de França.

Samilly Caroline Braga da Silva, 18 anos, comemorou a aprovação no curso de Licenciatura em Química. Vinda da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, é a primeira de seis irmãos a entrar numa instituição de ensino superior. "Essa conquista foi comemorada pela minha família, que pela primeira vez teve alguém da família aprovada em um curso superior", disse a acadêmica.

O Ifap utiliza como processo seletivo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), a partir da nota obtida pelos candidatos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Programação - Os 160 alunos dos cursos superiores terão uma semana de integração. As atividades incluem palestras, dinâmicas, exibição de vídeos e trote solidário, em parceria com o Hemoap. A programação será realizada no horário de aula, das 18h50 às 22h20, no campus Macapá, que funciona provisoriamente no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza.

Reitoria: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398
Email: reitoria@ifap.edu.br
Facebook: /institutofederaldoamapa

Câmpus Macapá: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398