Cursos superiores têm aula inaugural no Ifap PDF Imprimir E-mail

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) deu um passo importante na segunda-feira (1º/8) para ampliação do acesso da sociedade amapaense à educação pública, gratuita e de qualidade. Cento e sessenta alunos iniciaram os primeiros cursos superiores de Licenciatura do Instituto: Química e Informática.

"Os cursos foram estruturados para atender à carência do Estado na contratação de professores de Química e Informática para a Rede de Ensino Básica", afirmou o reitor em exercício do Ifap, Klenilmar Lopes Dias, que ministrou a aula inaugural, realizada no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). A necessidade de mão de obra foi confirmada pela coordenadora de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Amapá, Eunice Bezerra de Paulo, representando o secretário José Maria Lobato. "São jovens valorosos que escolheram ser professores e dessa forma serão nossos futuros educadores que irão conduzir o ensino básico do Amapá", disse.

A aula inaugural contou com a presença dos pró-reitores de Ensino, Elícia Thanes, de Extensão, Marialva Almeida, e de Pesquisa, Klessis Dias, da diretora de Ensino do campus Macapá, Isabella Abreu Carvalho, da coordenadora de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino, Selma Gomes, e da coordenadora dos Cursos Superiores do campus Macapá, Maria Antônia Andrade, além de demais professores, técnico-administrativos, coordenadores e diretores.

Durante a programação, alunos dos cursos técnicos apresentaram o "Show da Química" e uma demonstração de "Robótica Educacional", sob a coordenação das professoras Adriana Lucena e Érika Bezerra, respectivamente.

O Ifap é a primeira instituição pública no Amapá a ofertar o curso de Licenciatura em Informática. "Essa é uma conquista dupla, dos alunos e nossa, pois nos firma no Amapá como uma referência em cursos técnicos e agora com cursos superiores", comemorou a pró-reitora de Ensino do Ifap, Elícia Thanes de França.

Samilly Caroline Braga da Silva, 18 anos, comemorou a aprovação no curso de Licenciatura em Química. Vinda da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, é a primeira de seis irmãos a entrar numa instituição de ensino superior. "Essa conquista foi comemorada pela minha família, que pela primeira vez teve alguém da família aprovada em um curso superior", disse a acadêmica.

O Ifap utiliza como processo seletivo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), a partir da nota obtida pelos candidatos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Programação - Os 160 alunos dos cursos superiores terão uma semana de integração. As atividades incluem palestras, dinâmicas, exibição de vídeos e trote solidário, em parceria com o Hemoap. A programação será realizada no horário de aula, das 18h50 às 22h20, no campus Macapá, que funciona provisoriamente no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza.

 

Assessoria de Comunicação

Instituto Federal do Amapá (Ifap)

(96) 3223-5510

 

Reitoria: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398
Email: reitoria@ifap.edu.br
Telefone: (96) 3198-2150
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

Câmpus Macapá: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398
Email: dirgeral_macapa@ifap.edu.br

Câmpus Laranjal do Jari: Rua Nilo Peçanha, nº 1.263 – Bairro Cajari. CEP: 68.920-000
Email: dirgeral_laranjal@ifap.edu.br
Telefone: (96) 3621-1631

Câmpus Santana:rua Ubaldo Figueira, n 1.333 - Bairro Nova Brasília
Email: dirgeral_santana@ifap.edu.br