Curso Licenciatura em Ciências Biológicas é reconhecido pelo MEC

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 09h37
Primeira turma do curso

Mais um curso superior do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado pelo campus Laranjal do Jari, foi autorizado pela Portaria n° 969 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, publicada no dia 6 de setembro deste ano. De acordo com o Relatório de Avaliação do processo regulatório de reconhecimento, o curso Licenciatura em Ciências Biológicas obteve conceito 3, após visita in loco dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No mês de abril deste ano, a comissão de avaliação do Inep realizou visita ao campus Laranjal do Jari, sendo realizadas reuniões com gestores, coordenadores, professores, técnicos e estudantes do curso, além de visitas às instalações físicas, laboratórios, biblioteca, espaços administrativos e de trabalho. A comissão também analisou os documentos apresentados. No segundo dia de avaliação, a comissão reuniu-se com a Comissão Permanente de Avaliação (CPA).

Com base nos trabalhos, a comissão atribuiu conceitos por cada dimensão avaliada: Organização didático-pedagógica, conceito 3,6; Corpo docente e tutorial, conceito 3,1, e Infraestrutura, conceito 2,7. “Em razão do exposto e considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e neste instrumento de avaliação, a proposta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá apresenta um perfil suficiente de qualidade (conceito final 3)”, diz o relatório da comissão.

“Foi uma experiência nova para o campus, uma vez que este é o primeiro curso superior ofertado pela instituição. Todos os cursos precisam passar por um processo de reconhecimento, quando atingem a partir de 50% da oferta. Sendo assim, a portaria comprova a qualidade do curso de licenciatura ofertado pelo campus Laranjal do Jari”, comemora a diretora geral Marianise Paranhos.

Para o coordenador do curso, professor Haroldo Ripardo, “foi um acontecimento muito importante para o campus Laranjal do Jari o primeiro curso superior ser reconhecido. Para a região do Vale do Jari, algo de proporções ainda maiores. Reconhecer um curso superior significa dar continuidade a este trabalho educacional e social que a instituição desempenha”. Ele ressalta ainda que, “o reconhecimento também nos leva a refletir sobre as melhorias que o campus necessita. Foi um período intenso de trabalho e dedicação para colocar as coisas no rumo certo, mas nada está terminado, o curso está sim reconhecido, porém elevar os padrões de qualidade é uma obrigação, muitas lições ficaram e espero que todos tenham aprendido."

A diretora do Departamento de Ensino, professora Roberta Cacela, afirma que a instituição se beneficia com o reconhecimento do curso. “Com esse diploma reconhecido os alunos podem prestar concurso público e continuar os estudos na pós-graduação, por exemplo”, salienta.

O curso Licenciatura em Ciências Biológicas foi implantado em 2014, com a primeira turma de 40 estudantes que ingressaram no Ifap através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foi o primeiro curso superior ofertado pelo campus Laranjal do Jari, que hoje tem ainda o curso Tecnologia em Gestão Ambiental.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria, e Viviane Fialho, jornalista do campus Laranjal do Jari
Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice