Encontro VirtuMulher Ifap traz relatos de mulheres empreendedoras

Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 16h22

Imagem com o nome do evento e três figuras de mulheres

Segunda edição do evento para comemorar o Dia Internacional da Mulher apresenta experiências de empreendedorismo de alunas, ex-alunas e outras beneficiadas pelas ações de ensino, pesquisa e extensão do Instituto

O Dia Internacional da Mulher (8 de março) será comemorado no Instituto Federal do Amapá (Ifap) com a segunda edição do Encontro VirtuMulher, com o tema “Vozes femininas: relatos de mulheres empreendedoras”. Será uma programação de três dias – 8, 9 e 10 de março –, com palestras, mesa-redonda e relatos de experiência que ocorrerão virtualmente, no canal TV Ifap no YouTube, e atividades presenciais nos campi, como oficinas, sessão de cinema e feiras de negócios solidários. A participação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia na programação virtual.

“O Ifap se coloca como um espaço de reconhecimento do protagonismo feminino, em resposta à falta de visibilidade histórica que as mulheres sofrem. Por isso, eventos como esse oportunizam lugar de fala e inspiração às mulheres”, afirma a reitora em exercício Adrielma Bronze.

Alunas, ex-alunas e outras beneficiadas pelas ações de ensino, pesquisa e extensão do Ifap estão confirmadas para relatos de experiências empreendedoras. Haverá participação da presidente da Associação das Mulheres Agroextrativistas do Cajari, Euziane Souza, da presidenta da Associação das Louceiras do Maruanum (Aloma), Marciana Nonata, e da presidenta da Associação Sementeiras do Alto Araguari, Arlete Pantoja Leal, além de representante da Associação das Mulheres Indígenas em Mutirão (Amim).

Também haverá relatos das empreendedoras Glicia Souza (Linda Rosa Artesanato), Carla Almeida (empresa Dona Carlota), Rejane Soares (Zwanga) e Nadia Correa (Galeria da Beleza Fios Quilombolas). Nos campi, serão realizadas, de forma presencial, feiras de negócios solidários, onde as empreendedoras exporão e venderão seus produtos.

Organizado pelo Programa Empodera Mulher da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), o Encontro VirtuMulher conta com o apoio de diversas instituições, como Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres do Amapá, Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Macapá, Sebrae, Cras e Creas, entre outras.

A coordenadora do Empodera Mulher Ifap, Suellen Macedo, ressalta que o evento marca o primeiro ano de existência do programa. “Esperamos ampliar o espaço de fala do protagonismo feminino na Amazônia, especialmente os de cunho empreendedor. E para isso firmamos parcerias para que a programação seja ampla e voltada para diversos públicos, com palestras, oficinas, feiras e até atendimento social".

O Programa Empodera Mulher Ifap oferta cursos com foco na empregabilidade, desenvolvimento de características empreendedoras, autonomia e emancipação feminina, nos municípios de Laranjal do Jari, Ferreira Gomes, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Santana e Vitória do Jari, com total de 520 vagas para mulheres em vulnerabilidade social.