Enepeg começa com auditório lotado

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 12h47

Auditório lotado

Foi iniciado na manhã desta quarta-feira (8/11), no campus Macapá, o Encontro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Enepeg). Durante três dias, serão realizadas 22 atividades nos formatos de palestras, exposições, mesas-redondas, mostras, oficinas e cursos, com a participação de estudantes e servidores de todas as unidades. “Estaremos mostrando o que fizemos ao longo de 2017 e pensando no que vamos fazer, não só em 2018, mas nos próximos anos para avançarmos mais na nossa missão”, afirmou a reitora em exercício, Hanna Bezerra, durante a solenidade de abertura , no auditório do campus.

O diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, salientou o esforço dos estudantes e servidores que se deslocaram dos campi mais distantes, como Oiapoque, ao norte, e Laranjal do Jari, ao sul do estado. Representando as pró-reitorias, a titular da pasta de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesq), Rosana Tomazi, falou que o “Enepeg é um momento importante porque compila nossas ações e é sempre bom podermos avaliar o que estamos fazendo e conversar sobre os projetos para o futuro”.

A pró-reitora de Extensão, Érika Bezerra, ressaltou que a solenidade de abertura ratificou que o Enepeg, assim como o próprio Ifap, é inclusivo pois houve tradução simultânea em Libras das falas dos participantes da mesa.

Palestrante José Pinheiro

“A indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão” foi o tema da palestra de abertura, ministrada pelo presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Forpog), José Pinheiro, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Após mostrar várias formas de apresentação gráfica da tríade das atividades-meio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, ele mostrou uma figura com três círculos com interseção e defendeu que “quanto mais aumenta a interação das atividades, mais aumenta a área indissociável da tríade ensino, pesquisa e extensão”.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice