Estudantes do Ifap apresentam resultados de pesquisas na Feceap 2023

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 11h13 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 18h12

feceap2023principal02

Estudantes do Ifap na exposição de trabalhos da Feceap 2023

Produção de calda biotecnológica para controle do caramujo africano na agricultura" eMemórias de extrativistas de borracha do sul do Amapá”. Esses são alguns dos resultados de atividades de iniciação científica desenvolvidas pelos estudantes dos campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap) presentes na 11ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), que ocorre de 19 a 22 de setembro, em Macapá. Mais de 120 projetos desenvolvidos por alunos de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais estão participando da Feceap 2023 promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seed).

Clique aqui para ver o álbum de fotos

O nome do Ifap está presente em 23 estandes da exposição montada na quadra de esportes do Colégio Amapaense. Alunos de cursos técnicos de nível médio e superiores dos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana apresentam banners e elementos que fazem parte da pesquisa desenvolvidas por eles, com a coordenação de professores e técnicos da instituição.

feceap2023 7

O aluno Pedro Furtado com o orientador Manoel Santos: memórias dos "soldados da borracha"

O aluno Pedro Kaique Oliveira Furtado, do curso Técnico em Administração do Campus Laranjal do Jari, levou um violino para o estande do projeto “Memórias dos soldados da borracha do sul do Amapá”. “A seringueira produz uma matéria-prima crucial, que é a seiva, usada nas cordas e no arco para que ocorra o deslizamento e produza o som”, contou o estudante, que demonstrou ainda como tocar o instrumento.

Ao falar da pesquisa, que é coordenada pelo assistente de alunos Manoel Santos, o estudante lembrou que os relatos dos extrativistas descendentes revelaram que os chamados “soldados da borracha” vieram para o sul do Amapá em busca de emprego e salários acima da média, mas tiveram que se submeter a uma atividade similar à escravidão e ao trabalho infantil. “Me marcou bastante”, afirmou Pedro Furtado.

feceap2023 12

Raqueline Bezerra apresentou pesquisa com calda biotecnológica para controle do caramujo africano

Acadêmica do curso de Engenharia Agronômica do Campus Porto Grande, Raqueline Shirlei Bezzera apresentou a pesquisa “Produção de calda biotecnológica para controle do caramujo africano na agricultura”, coordenada pela professora Célia Souza da Costa. A calda feita de aditivos naturais como o tucupi já teve eficácia comprovada de 90% em propriedades de pequenos produtores do município de Porto Grande. “A pesquisa continua pois ainda precisamos fazer testes de solo para verificar a reação que a calda provoca”, destacou a aluna, que é bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibit) do Ifap.

Lista de projetos

CAMPUS LARANJAL DO JARI

. Memórias dos soldados da borracha do sul do Amapá”

Aluno: Pedro Kaique Oliveira Furtado (curso Técnico em Administração)