Ifap e Facto firmam convênio para desenvolvimento de projetos

Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 16h35 | Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 17h39

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu, no último dia 28/3, a visita de Klinger Ceccon e Thiago Zecchinelli, respectivamente diretor presidente e gerente executivo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Espírito Santo (Facto/Ifes). A visita faz parte do convênio entre o Ifap e a Facto para dinamizar o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação no Ifap.

As fundações de apoio como a Facto possuem, entre suas características, maior celeridade na gestão administrativa e financeira de projetos relacionados às áreas de atuação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). Esse dinamismo deriva-se de seu perfil jurídico já que são constituídas como instituições de direito privado, sem fins lucrativos.

Para viabilizar esse tipo de parceria, o Conselho Superior do Ifap (Consup) iniciou, no segundo semestre de 2017, a elaboração do regramento interno exigido pela legislação para que um Instituto Federal (IF) possa se conveniar ou contratar serviços de fundações de apoio. Dessa forma, o Consup elaborou a Regulamentação de Relacionamento do Ifap com Fundações de Apoio. Esse documento permitiu o início do credenciamento do Ifap junto a Facto e posterior autorização do reitor do Ifes para que o convênio pudesse ser elaborado. O processo já está em sua etapa final, aguardando o aval do Grupo de Apoio Técnico Interministerial que é constituído por representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Em sua visita ao Ifap, os dois executivos da Facto participaram de duas reuniões: uma com a reitora do Ifap e seus pró-reitores e outra com os pró-reitores e suas respectivas equipes técnicas. Em ambos os encontros, os servidores do Ifap envolvidos puderam tirar todas as dúvidas a respeito de como o convênio funcionará.

Por Alexandre Brito, Coordenador de Comunicação do Ifap

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice