Ifap abre inscrições para o Rede Brasil Mulher em seis municípios

Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 16h55 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 17h25

Mulheres em situação de vulnerabilidade social dos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Santana participaram, entre os dias 23 e 28/3, das cerimônias de lançamento do Rede Brasil Mulher que aconteceram em todas as unidades do Instituto Federal do Amapá (Ifap) com a presença da gestora da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), Fátima Pelaes. O período de inscrição para as candidatas interessadas em ingressar na primeira turma do curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios será de 2 a 5 de abril. A definição do perfil das mulheres aptas a participarem da seleção, bem como os critérios que serão utilizados no processo podem ser consultados no respectivo edital.

O Amapá é o primeiro estado da Região Norte a receber as ações do projeto Rede Brasil Mulher. A meta no estado é atender 720 mulheres com cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nos eixos: educação, autonomia econômica, igualdade no mundo do trabalho e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

De acordo com a reitora do Ifap, Marialva Almeida, “promover o protagonismo das mulheres é dever de toda instituição de ensino. Essa parceria com o Rede Brasil Mulher é mais uma prova do quanto o Ifap tem trabalhado para atuar como instituição preocupada com a retomada dos estudos e com o estímulo ao empreendedorismo entre mulheres em condição social vulnerável”.

Já a Pró-reitora de Ensino do Ifap, Érika Bezerra, enfatiza o alcance e o impacto que essa ação terá: “cada mulher atendida pelo Ifap irá elaborar, durante o curso, um plano de negócios que será orientado por uma equipe preparada para este objetivo. Com isso, essa mulher se sentirá mais confiante em empreender e assim melhorar a sua condição socioeconômica e de sua família”.

Para auxiliar na rotina administrativa do projeto, o Ifap também fará seleção de um bolsista em cada uma de suas unidades. Os estudantes da instituição interessados em participar da seleção devem ler com atenção ao edital e procurar seus departamentos de pesquisa e extensão (ou setor equivalente) para formalizar sua inscrição de 4 a 6 de abril. Serão ofertadas sete bolsas de R$ 600,00 cada.

Igualdade - A Rede Brasil Mulher é uma articulação nacional de órgãos e entidades públicas, empresariais e organizações da sociedade civil, com a finalidade de estimular ações que promovam a igualdade entre mulheres e homens, de modo a proporcionar a dignidade e a autonomia da mulher e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. É uma estratégia de mobilização nacional em rede para alcançar os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente o objetivo quinto, “alcalçar a igualdade de Gênero e empoderar todas as Mulheres e Meninas”.

Entre os objetivos, estão contribuir para a redução da desigualdade entre mulheres e homens, por meio da formação de gestores, profissionais de educação e estudantes em todos os níveis e modalidades de ensino, e promover o acesso e a permanência de meninas, jovens e mulheres na educação de qualidade, contribuir para a autonomia econômica e para a igualdade de tratamento e oportunidade das mulheres no mundo do trabalho, urbano ou rural, no que se refere ao acesso, à remuneração e à ascensão, de forma a reduzir as desigualdades geracionais de classe, de raça e de etnia, bem como fomentar e fortalecer a participação plural e multirracial das mulheres nos espaços de poder e decisão, por meio da promoção de mudanças culturais, legislativas e institucionais que contribuam para a construção de valores igualitários e democráticos.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice