Ifap lança projeto de formação em nível profissionalizante para estudantes de EJA

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 18h45 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 20h37

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) lançou oficialmente no dia 9 de agosto o projeto de extensão voltado para a formação em nível profissionalizante de estudantes da educação de jovens e adultos de municípios amapaenses, Projeto 1,2,3 EJA, que tem por foco a oferta de 1.160 vagas no período de 30 meses em cursos voltados a vocações econômicas da região integrados à educação profissional e tecnológica (EPT). Os primeiros cursos estão previstos para a EJA de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) do Ifap, executora do projeto de EJA integrada à EPT, considera a possibilidade de expansão da oferta dos cursos de qualificação profissional aos demais municípios onde o Ifap se faz presente, completando o alcance de estudantes de EJA de todo o estado. “Neste primeiro momento, o projeto compreende quatro municípios amapaenses, mas nós já estamos estudando a viabilidade de estendermos esse alcance para os demais municípios onde o Ifap oferta formação, completando a abrangência do projeto em todas as regiões do estado”, declarou o pró-reitor de Extensão, Romaro Silva.

O evento de lançamento do projeto contou com a presença dos coordenadores de polo nos campi do Ifap que ofertarão os cursos, estudantes do Proeja, dos responsáveis pela execução do projeto reunidos na coordenação central além de servidores do Instituto, e também contou com a cobertura da imprensa local, que tem um papel essencial na difusão da informação para o público jovem e adulto, que ainda faz da televisão o seu veículo predominante de acesso à informação.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO AQUI

Os cursos de qualificação profissional de carga horária variando entre 160 a 200 horas têm por público-alvo estudantes das etapas finais da EJA, referentes à etapa II e Ensino Médio. A previsão de abertura dos cursos por meio de edital de inscrição é para o início do mês de setembro, mas antes o Ifap abrirá processo de seleção para professor formador dos cursos a serem ministrados. Outra abrangência do Projeto 1,2,3 EJA é a previsão de oferta de formação continuada para profissionais da educação, entre docentes, técnicos e gestores, que atuam com a EJA no município de Laranjal do Jari.

O projeto de EJA integrada à EPT do Ifap foi aprovado em 14º lugar no Edital 17/2022-SEB/MEC de Adesão ao Programa de Apoio à oferta da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica, esforço nacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e parceiros para contribuir com a Meta 10 do Plano Nacional da Educação, que prevê o percentual mínimo de 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional. O prazo estabelecido para as metas do PNE é de dez anos e o atual encerra em 2024. Espera-se com as ações preparar os jovens e adultos para atender às necessidades do mundo do trabalho com vistas à empregabilidade e a uma consequente otimização na qualidade de vida.

Comunidades tradicionais

A formação profissionalizante do Projeto 1,2,3 EJA está voltada para estudantes de EJA de escolas públicas, refugiados e migrantes, pessoas privadas de liberdade e seus familiares, pessoas com necessidades específicas, ribeirinhos, quilombolas e indígenas, cujo alcance se espera acontecer por meio de cooperação com as redes de educação municipal e estadual. Os cursos de qualificação profissional serão desenvolvidos de forma presencial, considerando as especificidades de cada região, com propostas pedagógicas inovadoras para o público de EJA, pautadas nos arranjos produtivos locais, e que integrem educação, ciência, trabalho, tecnologia e cultura, com a finalidade de ampliar as oportunidades de acesso, permanência e conclusão da Educação de Jovens e Adultos.

Por Keila Gibson - Jornalista do Ifap