Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifap oferta 100 vagas em cursos de pós-graduação

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 10h23
Img matéria PS Pós Graduação Ifap 2023.2
 
 
 
 
 
 
O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), abriu Processo Seletivo Simplificado para Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu para ingresso no segundo semestre de 2023. São ofertadas 100 vagas em três cursos - Informática na Educação e Processos Construtivos Residenciais, no Campus Macapá, Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional, no Campus Laranjal do Jari - em formato semipresencial. As inscrições foram prorrogadas até 7 de agosto e podem ser feitas no sistema eletrônico de processo seletivo (https://processoseletivo.ifap.edu.br) do portal institucional.
 
 
 
Para se inscrever, clique aqui
 
 
Na oferta das 100 vagas, além das políticas de ações afirmativas e cotas sociais, o Ifap adota a política institucional que estabelece reserva de vagas para servidores da instituição e para alunos egressos – três vagas a cada 30 vagas ofertadas em cada curso e quatro vagas a cada 40 vagas. As vagas reservadas não preenchidas serão remanejadas para ampla concorrência.
 
 
Quadro de vagas

VAGAS

CURSO

Informática na Educação

Processos Construtivos Residenciais

Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional

TOTAL

40

30

30

Ampla concorrência

20

14

14

Pessoas com Deficiência (PcD)

2

2

2

Pessoas Autodeclaradas Negras

5

4

4

Indígenas

5

4

4

Servidores

4

3

3

Egressos

4

3

3

 
 
 
A seleção ocorrerá em fase única, de caráter eliminatório e classificatório, com análise documentos e informações anexados e fornecidos pelos candidatos exclusivamente por meio do formulário de inscrição, considerando a tabela de pontuação. A análise documental será feita para 50% a mais do total do número de vagas constantes para cada curso e apenas para os candidatos que apresentarem todos os documentos obrigatórios.
 
 
 
Cronograma

Atividade

Data

Período de Inscrição

Prorrogado até 7 de agosto

Homologação Preliminar das Inscrições

28 de julho

Interposição de Recurso das Inscrições

29 de julho

Homologação Final das Inscrições

31 de julho

Análise curricular

1 a 3 de agosto

Resultado preliminar

4 de agosto

Interposição de recursos ao Resultado

5 de agosto

Resposta aos recursos

8 de agosto

Resultado Final

8 de agosto

Matrícula

9 a 10 de agosto

 
 
 
Cursos
 
Informática na Educação - destinado a graduados que atuam ou pretendem atuar na Educação Básica e Superior, independentemente de sua área de formação específica. Objetivo de capacitar profissionais/professores quanto ao uso de Informática na Educação, novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, de forma interdisciplinar.
 
 
Processos Construtivos Residenciais - destinado a bacharéis em Arquitetura e Engenharia Civil, Tecnólogos em Construção de Edifícios, Profissionais de áreas afins à Construção Civil. Habilitar profissionais em nível de Pós-Graduação Lato Sensu para atuar de acordo com as atribuições da referida especialização, dentro do eixo tecnológico de Infraestrutura. Tratando de temas voltados para as estruturas de Concreto, Construção Civil e Materiais, visando a promover a formação continuada de Arquitetos, Engenheiros Civis, Tecnólogos em Construção de Edifícios e profissionais de áreas afins da construção civil, de modo crítico, reflexivo e inovador, para a melhoria dos processos que compõem o mundo do trabalho.
 
 
Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional - interdisciplinar, sendo destinado a qualquer graduado em nível superior que atua ou pretende atuar em Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional, independentemente da área de formação específica. Capacitar profissionais para atuarem na elaboração e execução de projetos Agroextrativistas Sustentável e Desenvolvimento Regional na região do Vale do Jari e sua zona de influência, contribuindo para a formação de profissionais com o perfil voltado para o desempenho de atividades de produção sustentável aliada à biodiversidade local e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
 
 
 
 

CURSO

CARGA HORÁRIA

TURNO

FORMATO

DURAÇÃO

Informática na Educação

400 horas

Noturno

Semipresencial

18 meses

Processos Construtivos Residenciais

460 horas

Noturno

Semipresencial

18 meses

Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional

420 horas

Noturno/Vespertino

Semipresencial

18 meses

 
 
 
 
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
 
 
Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
registrado em:
Fim do conteúdo da página