Ifap oferta 560 vagas no SiSU 2018 com mais quatro cursos novos

Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2017, 11h39
Colandos de cursos superiores do Ifap em 2017

A população amapaense ganhará em 2018 mais oportunidades de graduação em nível superior em cursos gratuitos e com a qualidade das instituições federais de ensino. O Instituto Federal do Amapá (Ifap) abrirá quatro novos cursos superiores - Bacharelado em Administração, Bacharelado em Engenharia Agronômica, Licenciatura em Letras Português-Inglês e Tecnologia em Comércio Exterior -, com 40 vagas cada. Com mais essas ofertas, o Instituto chegará ao total de 560 vagas em 14 cursos, destinadas, preferencialmente, aos estudantes oriundos de escolas públicas. Pela lei de cotas, 50% da vagas são reservadas aos estudantes de escolas públicas e as demais para ampla concorrência. O ingresso nos novos e nos já existentes cursos superiores do Ifap ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do SiSU, que abrirá as inscrições no dia 29 de janeiro.

“O Instituto trabalha desde 2008, quando foi criado, e efetivamente, desde 2010, quando começou a funcionar, para se consolidar como centro de excelência na educação profissional e tecnológica formando pessoas para o mundo do trabalho globalizado, sendo, portanto, necessário estar conectado com as demandas da sociedade no que diz respeito às demandas e tendências de formação. Por isso, ano a ano planejamos quais os cursos, tanto técnicos de nível médio, quanto superiores, podemos e devemos abrir em novos diferentes campi. Esses novos cursos irão possibilitar que os jovens e adultos que buscam conhecimentos e pretendem se inserir ou se qualificar no mundo do trabalho tenham essas oportunidades a seu alcance, ou seja, aqui mesmo no Amapá, em nossos campi, e com garantia de qualidade e gratuidade”, afirma a pró-reitora de Ensino, Hanna Bezerra.

O diretor de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Ederson Leite, ressalta que os cursos superiores do Ifap têm obtido ótimas avaliações do Ministério da Educação (MEC), por meio de comissões de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2015 e 2016, todos os cursos ofertados obtiveram, numa escala de 1 a 5, notas 3 e 4, o que significa, respectivamente, conceitos Suficiente e Muito bom. “Considerando que o Ifap deu início ao ensino superior em 2011, trata-se da comprovação de que a instituição oferta educação de qualidade”, ressaltou. O reconhecimento de curso é realizado quando o curso completa de 50% a 75% do prazo de integralização da sua matriz curricular. Uma comissão designada pelo MEC verifica no próprio campus os critérios obrigatórios de funcionamento dos cursos. A avaliação do MEC abrange três dimensões: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica.

Os quatro novos cursos que começarão a funcionar em 2018 serão ofertados em quatro campi diferentes, sendo que dois cursos são inéditos no estado do Amapá. O campus Porto Grande ofertará o primeiro curso de Bacharelado em Engenharia Agronômicado do estado do Amapá, a partir do primeiro semestre de 2018. Já no campus Santana, será ofertado o primeiro curso de Tecnologia em Comércio Exterior. No campus Macapá, o novo curso é o de Licenciatura em Letras Português-Inglês, e no campus Laranjal do Jari, será lançado o curso Bacharelado em Administração.

Confira no quadro todos os cursos superiores do Ifap (2018)

Turno

Campus Laranjal do Jari

Licenciatura em Ciências Biológicas