Projeto 1,2,3 EJA! inicia novas turmas para qualificação profissional

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 17h31 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2024, 14h21

Coordenação-geral do Projeto 1,2,3 EJA! do Ifap, representantes do Iapen e estudantes internas

O Projeto 1,2,3 EJA! Sempre é Tempo de Recomeçar, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), realizou na manhã desta segunda-feira (22/4) a aula inaugural do Curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental no Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen). Cerca de 25 internas estão matriculadas no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), que contará com carga horária de 160h com aulas ministradas na própria unidade educacional do Iapen. A aula inaugural do curso aconteceu com a presença da coordenação-geral do Projeto e representante do Instituto Penitenciário. Confira fotos do evento.

O coordenador adjunto do Projeto, Olavo Nylander, destacou a importância para o Ifap da execução do curso na unidade prisional e ressaltou que a iniciativa tem como objetivo mudar a vida das pessoas pela educação. O coordenador falou dos desafios e incentivou as alunas a se esforçarem para concluir o curso.

O curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental no Iapen é gerenciado pelo Polo Santana do Projeto. Os professores ministrarão aulas presenciais para o cumprimento de carga horária e as internas terão a oportunidade de realizar atividades remotas através de equipamentos que estarão à disposição da unidade de educação do Iapen. Para a coordenadora do Polo Santana, professora Glaucia Mendes, esta é uma oportunidade de "eliminar as barreiras e incentivar as alunas a persistirem no Projeto e de dar novas oportunidades".

Ifap e Iapen assinaram acordo de cooperação que permitiu a realização do curso para internas do sistema penitenciário do AP | Foto: Jefferson Souza / Secom/Ifap

Para o chefe de gabinete do Iapen, delegado Cesar Ávila, este momento é muito importante para todas que participarão do curso e destacou que o conhecimento a ser adquirido poderá gerar novas oportunidades para as internas. A coordenadora de Tratamento Penal do Iapen, Anny Karolynne Silva, destacou o esforço das instituições para favorecer o curso e oportunizar que políticas como o Projeto 1,2,3 EJA! possam acontecem. O curso é resultado do acordo de cooperação assinado em dezembro pelo Ifap e o Iapen que vai oportunizar a oferta de cursos FIC para a comunidade interna do sistema prisional.

Coordenadores apresentam o curso e seus objetivos | Foto: Jefferson Souza / Secom/Ifap

Para o coordenador-geral do Projeto, Luís Ricardo Aires, "este é um dos objetivos do projeto: desenvolver estas ações para estas pessoas". Segundo ele, "a parceria com o Iapen, com a Secretaria de Educação só fortalecem ainda mais o Projeto 1,2,3 EJA!". Aires contabiliza que o êxito dos cursos está na cooperação mútua entre as instituições em prol da qualificação dos estudantes envolvido.

Novas turmas

Uma nova etapa segue em execução pelo Projeto 1,2,3 EJA! Sempre é tempo de recomeçar!, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), na qualificação de estudantes da educação de jovens e adultos. Neste mês abril, o Projeto iniciou novas turmas em Macapá, Santana e em Oiapoque, levando à comunidade mais oportunidades no processo de formação dos participantes do projeto.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, o Ifap, por meio do Projeto 1,2,3 EJA!, deu início no dia 3 de abril a uma nova turma para a capacitação profissional de estudantes da educação de jovens e adultos.

O curso de Formação Inicial e Continuada de Assistente Financeiro iniciou suas atividades na Escola Estadual Maria Neusa, no bairro Jardim Felicidade, na Zona Norte de Macapá, oportunizando a formação de novos estudantes na modalidade. A aula inaugural contou com a presença do diretor da escola, Romulo Cesar Figueiredo, e equipe, bem como do professor Bruno Marcelo, gerente-geral do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da SEED (NEJA).

Estudantes, professores e gestores celebram inicio do curso| Foto: Arquivo Pessoal/Ronaldo Franck

A coordenação do Programa do Ifap, professor Olavo Nylander, Adriana Valéria, Ronaldo Franck Leite, e os professores Gilmar Martins, Eduardo Rosario, Clebson Simplicio e Welison Brito, que ministrarão as aulas para a turma, também estiveram presente.

Em Santana, a turma do curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental teve início no dia 9 de abril, levando capacitação para cerca de 20 novos estudantes em atividade concomitante de formação.

No município de Oiapoque também o curso de Operador de Computador iniciou suas atividades reunindo jovens e adultos para a qualificação na área da informática. As aulas são ministradas nas dependências do Campus Avançado Oiapoque com uso da estrutura de laboratórios da instituição para a profissionalização dos participantes.

Coordenação de Comunicação - Projeto 1,2,3 EJA