Visitas técnicas e palestras enriquecem a formação profissional de agentes culturais

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 17h14

MaisCulturaVisitaMZ2023Turma do polo Mazagão em visita a Mazagão Velho, sede de uma das maiores expressões culturais do Amapá

O curso de formação inicial continuada Agente Cultural, ofertado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) dentro do projeto Mais Cultura no Meio do Mundo, completou o primeiro mês de atividades letivas. Nessa primeira etapa os alunos das oito turmas – nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Porto Grande e Santana – experimentaram o contato com novos conhecimentos relativos às potencialidades locais e à reafirmação da identidade cultural amapaense. Além das aulas, foram realizadas visitas técnicas e palestras que enriqueceram a formação profissional dos agentes culturais.

Veja álbuns de fotos

Visita da turma do polo Santana ao Museu Sacaca

Visita da turma do polo Mazagão a Mazagão Velho

Palestra Festa de São Sebastião na turma do polo Macapá

Palestra Padre Paulo na turma do polo Macapá

Mostra “A cultura da minha cidade” no polo Porto Grande

No dia 15 de junho, alunos do polo Santana participaram da visita técnica ao Museu Sacaca, em Macapá, acompanhados pelo professor Jonathan Viana, do componente curricular Patrimônio Histórico Cultural, professora Aline Pacheco, de Culturas Populares, e da coordenadora local Carmem Angela Tavares. “O Museu Sacaca, como instituição cultural e científica, tornou possível o estudo, observação e vivência sobre os grupos comunitários que formam a identidade amapaense”, ressaltou a coordenadora.

Riqueza cultural de Mazagão Velho

Sede de uma das maiores expressões culturais do estado do Amapá, a Festa de São Tiago, o distrito de Mazagão Velho recebeu a visita técnica da turma do polo Mazagão. Os alunos puderam vivenciar a experiência cultural e histórica de Mazagão Velho, que contribuiu para o processo educacional dos agentes culturais, dada a importância local para a preservação e o reconhecimento do patrimônio cultural e turístico do Amapá.

Na programação, foram realizadas conversas com representantes da cultura local, dentre eles Josué Videira, que falou da importância de estimular as práticas culturais para as crianças e jovens da região. "Mais importante do que viver de cultura é viver a cultura", declarou o morador. No barracão “Raízes do Marabaixo”, houve apresentação da dança marabaixo por crianças e jovens da comunidade.

Na Igreja Nossa Senhora da Assunção, os alunos conversaram com Joaquina da Silva Jacarandá, mestra do premiado Cordão das Pastorinhas e personalidade que mantém viva o patrimônio cultural religioso. Também foi visitado o Centro de Artesanato, onde estão expostas peças de origem Maracá e Cunani produzidas por uma família tradicional de Mazagão Velho.

A visita foi proposta e supervisionada pelos professores José Willian da Silva Feitosa, do componente curricular Patrimônio Histórico Cultural, e Vitória Santos Esteves, de Culturas Populares, com a participação da coordenadora local Carmem Angela Tavares, da coordenadora geral e da coordenadora pedagógica do projeto Mais Cultura no Meio do Mundo, Sílvia Correa e Risonete Santiago da Costa, respectivamente, e do diretor do Departamento de Gerenciamento Estratégico de Pesquisa e Extensão do Ifap, Renan Ramos Almeida.

Festa de São Sebastião do Carmo do Macacoari

A turma do polo Macapá recebeu palestras de lideranças da cultura amapaense, como da ativista do movimento de mulheres negras Maria das Dores do Rosário Almeida, mestra em Desenvolvimento Sustentável junto aos Povos e Terras Tradicionais, pela Universidade de Brasília (UnB).

A palestra “Memórias, Oralidades, Cultura e Religiosidade Popular na Festa de São Sebastião do Carmo do Macacoari”, ministrada por Maria das Dores do Rosário Almeida, marcou o encerramento das disciplinas Culturas Populares e Patrimônio Histórico Cultural. A palestrante é a autora do livro “A promessa que virou a festa de São Sebastião do Carmo do Macacoari”.

o padre Paulo Roberto da Conceição Matias de Souza, presidente do Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), levou aos alunos da turma Macapá informações sobre suas raízes, participação ativa nos movimentos culturais e sobre o museu que está projetando.

A cultura da cidade de Porto Grande

No polo Porto Grande, ocorreu a atividade intitulada “A cultura da minha cidade”, com o objetivo de apresentar à comunidade os trabalhos realizados durante os componentes curriculares Patrimônio Histórico e Cultural, ministrado pela professora Alcione Fontenele, e Culturas Populares, pela professora Mayumi Meguro, com apoio das turmas de Agronegócio e da coordenadora Amanda Carvalho.

A programação teve exposição fotográfica de pontos turísticos, lendas das cidades de Porto Grande e Ferreira Gomes, livros e contações de histórias pelo professor e escritor Raimundo Nonato Oliveira e pelo poeta Izaias Cunha, conhecido como “Carteiro Poeta”, além da performance artística realizada pela aluna Luciane Ribeiro. Ao final foram exibidos vídeos dos alunos sobre música amapaense.

Mais quatro semanas de aulas aguardam as turmas do curso FIC Agente Cultural, que ao final formarão os primeiros 240 agentes culturais certificados pelo Ifap. Com isso, a instituição espera atender a demanda por qualificação de jovens e adultos na área cultural com ênfase nas vocações artísticas e culturais locais e possibilitar a criação de uma rede de agentes culturais nos municípios amapaenses, para que as manifestações culturais que hoje representam o Amapá no Brasil e no mundo possam ser socializadas de forma abrangente e inclusiva.