Ifap fica entre principais premiados na Feceap

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 16h08

premiadosfeceap2023 2

Estudantes Felipe Soares e Fabrina Carvalho e a professora Roberta Cacela, premiados com o projeto Oásis

Alunos e servidores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) ficaram entre os principais premiados na 11ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), que reuniu, de 19 a 22 de setembro, em Macapá, mais de 120 projetos de pesquisa de diversas escolas desde o ensino fundamental ao superior, da rede pública e privada do Amapá. O Ifap teve 23 projetos expostos, no total.

premiadosfeceap2023 4

Felipe Soares e Fabrina Carvalho com os prêmios pelo projeto Oásis

O projeto Oásis dos estudantes Fabrina Carvalho e Felipe Soares, do Curso Técnico de Logística, do Campus Santana, com orientação da professora Roberta Cacela de Almeida, ficou com o primeiro lugar na categoria Projetos de Ensino Médio, Área de Educação e Humanidades, e na categoria geral do Ensino Médio, recebendo como prêmio o valor de R$ 5 mil. O projeto promove encontros na comunidade voltados ao protagonismo juvenil como forma de desenvolver líderes e impulsionar mudanças sociais.

"O projeto teve sua ideia bruta elaborada pelo Felipe, que, ao participar do programa de liderança juvenil 'Academia de Liderança da América Latina', decidiu criar um projeto para gerar oportunidades para os jovens amapaenses, visto que a região Norte é desprovida desse suporte que o restante do país recebe”, destaca a professora Roberta Cacela.

Após já ter realizado algumas pesquisas relacionadas sobre a temática e ter escolhido uma nomenclatura inicial para o projeto, que até então era chamado de 'Vortes', Felipe Soares convidou Fabrina da Silva Carvalho, sua colega de classe, que durante uma conversa relatou sua vontade de fazer algo por sua comunidade. A partir daí, eu fui convidada pelo Felipe e Fabrina para orientá-los na construção e executar do projeto", continuou a orientadora.

"A gente vai até as escolas fazer a organização das mentorias, encontramos as pessoas para fazer as palestras e temos contato bem mais próximo com os estudantes para poder conhecer a realidade onde eles estão inseridos e poder encontrar mecanismos para solucionar esse problemas através das próprias habilidades deles", explica Felipe. Entre os assuntos abordados nos encontros estão "autoconhecimento" e "oportunidades para os jovens".

premiadosfeceap2023 8Estudantes e professores do Campus Porto Grande premiados na Feceap 2023

Seis projetos do Campus Porto Grande foram premiados. Quatro são orientados pela professora Célia Souza da Costa. O projeto "Produção de calda biotecnológica para controle do caramujo africano na agricultura", desenvolvido pela acadêmica do curso de Engenharia Agronômica Raqueline Bezerra ficou em primeiro lugar na categoria Ciências Agrárias e segundo lugar geral no Ensino Superior. O prêmio recebido foi a credencial para participar do fórum "Juvenis Empreendedores", em Sinaloa, no México.

O projeto “Napne e qualidade de vida: derrubando as barreiras atitudinais no ambiente escolar e acadêmico”, que tem como bolsista a estudante Lúcia da Silva, ficou em primeiro lugar na categoria Ciências Humanas e terceiro lugar geral no Ensino Superior.

O projeto “Círculo de cultura do marabaixo do Maruanum, da bolsista Letícia Cardoso Gomes, levou a premiação de terceiro lugar na categoria Ciências Humanas do Ensino Superior.

Também foi premiado o projeto “Intervenções nas remodelagens de negócios do arranjo produtivo local moveleiro do município de Porto Grande", dos estudantes bolsistas Márcia Eduarda Aguiar Ferreira e Fábio dos Santos, que receberam credencial para participar da Expo Nacional Milset, em Fortaleza-CE.

Os outros dois projetos de Campus Porto Grande premiados têm orientação da professora Ana Maria Guimarães Bernardo. São os projetos "Influência da maturação do fruto no vigor de sementes de pimenta-de-cheiro”, dos alunos Caroline de Freitas Gonçalves , Cleverton França Vaz e João Andrade, seguntdo lugar a categoria Ciências Agrárias do ensino superior, e “Influência do armazenamento na germinação de sementes de cacau”, dos alunos Bruno dos Santos Barbosa e Cleverton França Vaz, terceiro lugar na categoria Ciências Agrárias do ensino superior.