CURSOS OFERECIDOS - Campus Laranjal do Jari (CSU)

O Campus laranjal do Jari oferece cursos em diferentes níveis e modalidades de ensino: Formação Inicial e Continuada, PROEJA, Ensino Médio nas formas integrado, integrado/integral, subsequente e concomitante e EAD; Ensino Superior com cursos de Licenciatura, Tecnólogo e Bacharelado.

Mais informações: http://laranjal.ifap.edu.br/index.php/nossos-cursos

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

O que é: São cursos de qualificação profissional, cujo objetivo é capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho

Nível de escolaridade exigida: Mínima (ser alfabetizada)

Forma de ingresso: Edital e/ou Chamada Pública

Duração Média:160 horas

Quais são: Curso de Empreendedorismo e Gestão-Programa Rede Brasil Mulher

CURSOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA

O que é: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Nível de escolaridade exigida: Ensino Fundamental completo, mas que não tenha concluído o nível médio

Forma de ingresso: Chamada Pública

Duração Média:3 anos

Quais são: Técnico em Agronegócio

CURSOS TÉCNICOS

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Entre os propósitos dos cursos técnicos estão o acesso imediato ao mercado de trabalho, a perspectiva de requalificação profissional ou mesmo a reinserção no setor produtivo.

Além disso, os cursos técnicos proporcionam ao aluno o desenvolvimento de habilidades práticas que representam um diferencial para aqueles que desejam continuar a sua formação profissional com a realização de um curso superior.

CURSOS TÉCNICO INTEGRADO E INTEGRAL

O que é: Modalidade de cursos técnicos, com duração de 4 anos, para alunos que concluíram o ensino fundamental. Ao final do curso o aluno adquire nível médio integrado a formação profissional para o mundo trabalho.

A partir de 2017, o campus Laranjal do Jari iniciou a oferta do curso técnico na forma integral, com duração de 3 anos.

Nível de escolaridade exigida: Ensino Fundamental completo

Forma de ingresso: Prova de seleção e/ou Análise de currículo

Duração Média:4 anos e 3anos

Os cursos técnicos integrados do Campus Laranjal do Jari são: Administração, Informática, Meio Ambiente e Florestas.

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES

O que é: São cursos destinados a alunos da Rede Estadual de Ensino, que estejam cursando até o 2º ano do Ensino Médio. O campus Laranjal do Jari é uma unidade ofertante.

Nível de escolaridade exigida: Estar cursando entre o 1º e 2º ano do ensino médio.

Forma de ingresso: A seleção é feita pela unidade demandante

Duração Média:3 semestres

Os cursos técnicos concomitantes do Campus Laranjal do Jari são: Técnico em Informática para internet

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTE

O que é: Curso de formação profissional para alunos que já concluíram o ensino médio

Nível de escolaridade exigida: Ensino médio completo

Forma de ingresso: Chamada pública

Duração Média:3 semestres

Os cursos técnicos subsequentes do Campus Laranjal do Jari são: Informática e Florestas.

CURSOS SUPERIORES

LICENCIATURAS/BACHARELADOS E TECNOLOGIAS

O que é: São os cursos de nível mais elevado dentro dos sistemas educativos, que conferem graus acadêmicos ou diplomas profissionais aos graduandos.

Nível de escolaridade exigida: Ensino Médio completo

Forma de ingresso: Sistema de Seleção Unificada – SISU

Duração Média: 3 anos para Tecnologia e 4 anos para os demais

Os cursos superiores do Campus Laranjal do Jari são: Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Gestão Ambiental e Bacharelado em Administração

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

O que é: Cursos destinados para quem já tem diploma de curso superior, que só podem ser ofertados por instituições credenciadas que ofertem curso superior.

Nível de escolaridade exigida: Diploma de Ensino Superior

Forma de ingresso: Edital, Análise de currículo, entrevista

Duração Média:3 semestres, ou em média, 360 horas

As especializações do Campus Laranjal do Jari são: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Biotecnologia.

CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O que é: Modalidade de Educação mediada por tecnologias em que o aluno e professor, não precisam estar necessariamente no mesmo espaço.

Nível de escolaridade exigida: Ensino médio completo

Forma de ingresso: Chamada pública

Duração Média: 3 semestres

O Campus Laranjal do Jari oferece cursos: Meio Ambiente, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho