O programa
O Empodera Mulher Ifap nasce espelhado em programas como Mulheres Mil, Rede Brasil Mulher e Novos Caminhos, porém, com o intuito de que seja um programa contínuo e com esforços institucionais. Seu propósito é realizar ações que fortaleçam o protagonismo feminino na construção de um novo projeto de sociedade, mais igualitário, solidário, empreendedor e sustentável.
Nossa missão é criar oportunidades de formação e emancipação socioeconômica a mulheres, preferencialmente em vulnerabilidade social no Amapá. Para isso, pretendemos realizar ações de capacitação, inserção no mercado de trabalho, aproximação da instituição com empresas parceiras, orientação empreendedora e acolhimento.
As ações do programa contemplam ainda a criação de núcleos de estudos, pesquisa e extensão, criação de projetos para captação recursos, desenvolvimento de atividades que conversem com os Arranjos Produtivos Locais e que apoiem pequenas empreendedoras, autônomas, cooperativas ou associações formadas por mulheres como por exemplo, as Louceiras do Maruanum, as produtoras de Biojóias do Curiaú e as Mulheres do ciclo econômico da castanha no Vale do Jari.
Na expectativa de ir além do processo formativo e de acolhimento, o programa visa explorar qualidade criativas e empreendedoras das mulheres, oportunizando a elas acesso ao mercado de trabalho, possibilitando autonomia financeira e contribuindo diminuição da vulnerabilidade a relacionamentos abusivos.
Mulheres em vulnerabilidade ganharão bolsa para se capacitar
PROJETO MEMÓRIAS: LIVRO
MEMÓRIAS: HISTÓRIAS DE MULHERES DO AMAPÁ
Vol. 1: Mulheres contemporâneas e suas vivências
Vol. 2: Memórias de Mulheres do Amapá
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP por meio da Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PROEPPI, do Programa Empodera Mulher e da Editora do IFAP - EDIFAP, vem a público lançar o Projeto “MEMÓRIAS: Histórias de Mulheres do Amapá”. Seu objetivo é divulgar a narrativa de mulheres que se destacaram e se destacam na construção histórica e social do Amapá, através do lançamento de uma coleção de livros, em dois volumes.
OBJETIVO
Promover a igualdade de gênero através de ações de valorização e visibilidade do protagonismo feminino na construção social, histórica e cultural do Amapá. O projeto visa ainda divulgar a produção intelectual de mulheres, colocando-as na condição de sujeitos transformadores, que historicamente vêm fazendo resistência e promovendo mudanças importantes para sociedade amapaense.
Você conhece uma mulher que mereça ter sua história narrada?
Responda nossa consulta pública e participe do nosso projeto.

Núcleos
Coordenação Geral
Suellen Campos de Macedo - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Campus Macapá
Fátima Sueli Oliveira dos Santos - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Nilcelia Amaral Leal - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Campus Santana
Campus Laranjal do Jari
Leticia Pereira Barriga - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Campus Porto Grande
Célia Souza da Costa - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sandra Inês Horn Bohm - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Campus Avançado Oiapoque
Priscila de Jesus Braga Coelho - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Centro de Referência EaD Pedra Branca do Amapari
Ageane Ligia Aranha Braga - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Natalia Lopes Picanco - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Histórico
O Instituto Federal do Amapá ao longo de sua trajetória vem priorizando ações de promoção da igualdade de gênero. Em 2011 aderiu ao Programa de âmbito nacional Mulheres mil, ele vigorou em plena atividade até 2016. Muito expressivo ele formou 383 mulheres, em diversos cursos técnicos, com o de Assentamento de Cerâmica e Porcelanato. O objetivo dele era oferecer bases de uma política social de inclusão e gênero, para que mulheres em situação de vulnerabilidade social tivessem acesso à educação profissional, ao emprego e a renda.
Com o encerramento do Mulheres Mil, o Ifap em 2017 também adere ao Programa Federal, Rede Brasil Mulher, direcionado também ao atendimento de Mulheres em vulnerabilidade social, alcançando mulheres ribeirinhas, mulheres negras, quilombolas e indígenas. Seu objetivo era estimular ações que promovessem a igualdade de gênero para assegurar a dignidade da mulher e promover o desenvolvimento econômico e social do país.
Cursos FIC's 2021/2022

PÚBLICO ALVO: Mulheres em vulnerabilidade social, participantes de programas sociais do Governo Federal
PLANO DE TRABALHO: Oferta de Curso de Formação Inicial e Continuada, para qualificação de mulheres em vulnerabilidade social do Estado do Amapá, incluindo mulheres com deficiência e/ou com necessidades educacionais específica, mulheres ribeirinhas, mulheres negras, quilombolas, indígenas. Os cursos estão de acordo com o Guia Pronatec de Cursos FIC, 4ª edição.
ABRANGÊNCIA: Municípios do Estado do Amapá: Macapá, Santana. Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Pedra Branca, Porto Grande, Ferreira Gomes e Oiapoque.
Curso FIC: Microempreendedor Individual
Código do Curso: 278099
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Carga Horária: 160 horas
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Empreende e identifica características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio. Desenvolve um modelo de negócios. Reconhece a importância da cooperação para fortalecimento dos pequenos negócios. Conhece técnicas de negociação: compra e venda de produtos (mercados, clientes, fornecedores, concorrentes, preço, planejamento/ prazos, negociação/ produtos), bem como o devido atendimento que se deve dispensar a clientes. Compreende e utiliza o controle de caixa no dia a dia empresarial e domina o processo de formação de preços. Conhece os tributos relacionados aos pequenos negócios e os benefícios a que tem direito. Gerencia um pequeno negócio: planeja, organiza, controla e avalia as atividades de gestão de um pequeno negócio, de forma inovadora, utilizando das tecnologias disponíveis no mundo moderno, potencializando a sustentabilidade do seu negócio.
Curso FIC: Promotor de Vendas
Código do Curso: 221170
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Carga Horária: 160 horas
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Perfil Profissional: Promovem as mercadorias, produtos e serviços em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha de produtos e serviços, apresentando suas qualidades e vantagens de aquisição. Controlam entrada e saída de mercadorias. Expõem mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas. Elaboram relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e pesquisa de preços.
Curso FIC: Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos
Código do Curso: 221432
Eixo Tecnológico: Meio Ambiente
Carga Horária: 160 horas
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Carga Horária: 160 horas Monitora e controla sistemas de tratamento de resíduos sólidos. Controla a produtividade e a eficácia da triagem. Realiza as operações de seleção e valorização dos diferentes tipos de resíduos. Conduz e opera equipamentos de recolhimento, compactação e tratamento de resíduos sólidos. Monitora, opera e regula a manutenção de sistemas de tratamento de resíduos sólidos.
Curso FIC: Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas
Código do Curso: 221279
Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Carga Horária: 160 horas
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Perfil Profissional: Planeja e executa ações referentes à operação e regulagem de tratores e colhedoras e demais máquinas e implementos agrícolas em todas as etapas da produção. Identifica os principais componentes mecânicos, hidráulicos e elétricos. Realiza manutenções preventivas em máquinas e implementos agrícolas. Auxilia no planejamento do plantio à colheita. Atende a legislação vigente.

Redes Sociais