Carta aos estudantes do Campus Santana do Ifap

Publicado: Quarta, 02 de Novembro de 2022, 21h14 | Última atualização em Quarta, 02 de Novembro de 2022, 21h59

Queridos e queridas estudantes,

Nosso país passa por um momento delicado de defesa da democracia após uma eleição acirrada que nem sempre transcorreu dentro das boas normas de convivência em sociedade.

Faço essa breve introdução para lhes dizer que, em nossas relações institucionais, as discordâncias não devem nunca justificar o abandono do respeito e da educação no trato com o outro. Por isso, repudiamos qualquer manifestação que incentive a violência, a homofobia, o racismo e tantas outras formas de agressão que presenciamos com frequência atualmente em nossa instituição.

Dito isso, gostaria de compartilhar com todos e todas vocês que a reitoria do Instituto Federal do Amapá (Ifap) jamais emitiu qualquer documento, proibindo, cancelando ou impedindo qualquer evento do Campus Santana de acontecer.

Os campi do Ifap possuem ampla autonomia no que diz respeito à organização de suas atividades pedagógicas, esportivas e de arte, cultura e lazer. Essa diversidade de experiências só enriquece o aprendizado e gera saudáveis vínculos entre os estudantes e a instituição.

O que cabe a nós da reitoria, como instância máxima da gestão do Ifap, é fazer recomendações aos diretores e diretora gerais sempre que identificamos alguma situação que tenha potencial de afetar negativamente nossos alunos.

Cabe às direções gerais, de posse dessa recomendação, avaliarem se a acatam ou não.

Em caso de a direção-geral não acatar a recomendação da reitoria, o evento em questão pode acontecer normalmente mas, qualquer incidente gerado por essa decisão fica sob responsabilidade da direção-geral do campus.

No caso específico da Festa de Hallowen e dos Jogos Internos do Campus Santana foi exatamente isso que ocorreu: a reitoria recomendou que, em função dos casos de Covid-19 confirmados entre estudantes do campus, esses dois eventos fossem remarcados (veja bem: remarcados e não cancelados) para uma data posterior a quarentena recomendada pelos órgãos de saúde.

Essa recomendação esta baseada em tudo que vivemos durante a pandemia e nas regras internas que definimos a partir disso. Regras essas que basearam, inclusive, a recomendação do Setor de Saúde do próprio Campus Santana de que as aulas da turma na qual houve esses casos fossem realizadas através do Ensino Remoto por 14 dias.

Tudo que trago de informação nesta carta está registrado através de nossos ofícios encaminhados à direção do Campus Santana cujos links para acesso disponibilizo no final deste texto.

Qualquer aluno e servidor do campus que quiser checar essas informações pode destinar alguns minutos à leitura desses documentos e verá que jamais o campus foi proibido ou impedido de realizar qualquer uma de suas atividades.

Tudo que fizemos nesse sentido foi pedir informações para garantir a integridade física de nossos alunos e sua plena condição de saúde. Com base nas informações recebidas, fizemos recomendações de providências para que as atividades pudessem acontecer com maior segurança. Mas o que foi compartilhado com os alunos foram informações inverídicas de que a reitoria ordenou o cancelamento dos eventos.

Para encerrar esta carta, gostaria de sugerir, que possamos organizar uma reunião entre mim e os representantes de turma do campus Santana para conversarmos, olho no olho, sem intermediários, a fim de que eu tenha a oportunidade de responder diretamente as dúvidas e questionamentos que possam existir sobre esse tema.

Espero que assim possamos canalizar nossas energias para construir uma rotina institucional mais saudável e com foco na qualidade da educação que tem sido a verdadeira contribuição do Ifap para o Amapá.

Marialva Almeida
Reitora do Ifap