Com foco na inclusão das diversidades regionais, 46ª Reditec tem início em Belém

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 16h37 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 17h16

Sob a perspectiva da inclusão no tratamento das diversidades regionais que caracteriza a Amazônia e o Brasil, teve início nesta segunda-feira, 7 de novembro, em Belém/PA, a 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) 2022. O Instituto Federal do Amapá (Ifap) está presente neste que é o maior evento de diálogo e proposições das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e que pela primeira vez acontece na Região Norte do Brasil.

Confira as fotos

A delegação do Ifap no evento é presidida pela reitora Marialva Almeida e pelo pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, e conta com a presença dos diretores gerais dos campi Macapá, Márcio Prado, e Laranjal do Jari, Lucilene Melo, além de servidores técnico-administrativos. “A Reditec2022 traz à tona o debate essencial, a diversidade, que é tão presente e forte em todo o Brasil. Como pensar numa sociedade mais justa sem contemplar essa diversidade? Que todos os institutos federais possam efetivamente lutar pela equidade em todas as esferas, em especial a sociocultural, educacional, a econômica, contemplando a temática que está se discutindo aqui. O Brasil é um país plural, e nada melhor para tornar uma sociedade mais justa do que partir dessa premissa que é real e verdadeira”, pontuou a reitora do Ifap, Marialva Almeida.

A 46ª Reditec está sendo sediada pelo Instituto Federal do Pará, cujo reitor, Cláudio Alex da Rocha, é o presidente do Conselho Nacional de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entidade que promove o evento, que tem o patrocínio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação. Até o dia 10 de novembro, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, serão apresentadas reflexões e proposições acerca da educação profissional, científica e tecnológica praticadas pela Rede Federal dentro do tema “Povos e identidades na educação profissional”.

Contribuem para a troca de experiências acerca do processo formativo de suas instituições mais de 800 gestores, entre reitores, pró-reitores e diretores-gerais de campi das 41 instituições que compõem a Rede Federal.

Confira a programação da 46ª Reditec:

07/11/2022 – SEGUNDA-FEIRA – 1º DIA
17h30 - Cerimônia de Abertura
18h30 - Conferência de Abertura
Tema: Entre o Passado e o Presente: o lugar da Educação Profissional na Formação na Nação Brasileira
Reginaldo Leandro Plácido (IFC)
19h30 - Atração cultural - Arraial do Pavulagem

08/11/2022 – TERÇA-FEIRA – 2º DIA
09h Palestra com foco no PLANEJAMENTO
Tema: Planejamento da Rede Federal: Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica
Tomás Dias Sant’Ana (SETEC)
10h30 – Mesa-redonda com foco no PLANEJAMENTO