Encontro dos Napnes vai discutir práticas inclusivas do Ifap durante a pandemia

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 14h56

Programação aberta ao público ocorrerá com transmissão ao vivo pela TV Ifap

Com o tema “Práticas Inclusivas no Contexto da Pandemia”, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) realiza de 26 a 28 de abril a 5ª edição do Encontro dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes). O objetivo é avaliar ações e metas dos serviços prestados pelos núcleos em cada unidade do Ifap. A programação será virtual com transmissão pela TV Ifap no YouTube, aberta ao público. As inscrições são gratuitas. Clique aqui para se inscrever.

No encontro, os participantes pretendem reformular as metas de atuação dos Napnes. Três temáticas norteiam as metas: “A concepção de inclusão de pessoas com necessidades educacionais dos Projetos Pedagógicos Institucionais (PPI)”, “A acessibilidade arquitetônica das unidades (Campi e Centro de Referência)” e “A constituição das equipes especializadas dos Napnes (Recursos Humanos)”.

Dia 26/4

9h às 10h10 – Solendade de abertura com apresentação cultural (Ismael Barbosa, tecladista)

10h10 às 11h40 - Palestra de abertura "O processo de inclusão escolar nos IF'S", com Carla Ariele Vilaronga (IFSP), seguida de debate. Mediador: Welber Carlos de Andrade Silva (diretor executivo da Proeppi).

Dia 27/4

9h às 12h - Reunião com representantes dos Napnes para avaliação das ações 2020/2021 e construção de metas para o ano letivo 2022/2023.

14h às 16h – Apresentação dos trabalhos construídos pelos GTs

16h às 17h20h – Condensação das propostas dos Gts. Mediador: Cláudio Paes Júnior (coordenador do Napne Campus Macapá)

Dia 28/4

9h às 9h30 – Palestra "Educação Especial Modelos e Perspectivas", com a psicóloga Ana Cleonice (Secretaria Municipal de Educação)

9h30 às 11h - Roda de Conversa "Desafios dos Napnes na Inclusão dos (as) Estudantes Público-Alvo no Período Pandêmico". Participantes: Márcia Cristina da Conceição Oliveira (Campus Macapá), Célia Souza da Costa (Campus Porto Grande), Samuel da Silva Neves (Campus Laranjal do Jari) e Dorinalva Costa Pantoja (mãe de aluno com Transtorno do Espectro Autista acompanhado pela equipe do Napne do Campus Macapá). Mediador: Renan Ramos Almeida (diretor de Extensão, Arte e Cultura da Proeppi).

11h às 11h30 - Leitura da Carta Magna e encerramento.