Estudantes do Ifap são destaque na Obmep 2017

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 18h19 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2017, 18h26

Com participação exitosa na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), 21 alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) serão premiados na edição de 2017 da competição, a cujo objetivo é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Estudantes dos campi Macapá, Laranjal do Jari, Porto Grande e Santana receberão como prêmio certificado de Menção Honrosa na categoria ensino médio (Nível 3).

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) que envolveu neste ano aproximadamente 53 mil escolas públicas e privadas e mais de 18 milhões de estudantes.

Os estudantes do campus Macapá receberam a ajuda do projeto de extensão “Maratona Olímpica”, coordenado pelo professor de matemática André Ferreira e executado por ele, docentes do Ifap e discentes do curso de Licenciatura em Matemática. O projeto teve o intuito de preparar melhor os estudantes do Ifap para a Obmep. “No total, foram ministradas 84 aulas antes das últimas provas da olimpíada. Com isso, conseguimos classificar 32 alunos para as fases finais”, informou Ferreira. “Acredito que os resultados podem ser muito mais expressivos e é com esse comprometimento que estamos evoluindo”, completou.

Outra unidade do Ifap que realizou encontros preparatórios para o Obmep foi o campus de Porto Grande. De acordo com Paola Correia, docente de matemática da instituição: “Nosso curso de extensão preparatório para a Obmep, que realizamos durante alguns meses antes das provas, já nos permitiu colher primeiro fruto: foi a primeira edição em que o campus Porto Grande participou da olimpíada, e dentro de todas as limitações de nosso município, receber 4 menções honrosas foi, para nós, como uma se tivéssemos recebido uma medalha!”.

No campus Santana, o estudante Marcos Cruz, do 1º ano do Ensino Médio Integrado de Marketing, recebeu menção honrosa por seu desempenho na competição e atribuiu parte desse êxito a maratona de revisão coordenada pelo professor Hilton Bruno. Segundo Cruz, “Estou muito grato ao professor Hilton. Ele fez uma revisão muito boa com os assuntos que foram cobrados na prova.”

Para o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, “conseguimos ver a evolução dos nossos alunos quando o resultado da 13º Obmep mostra que 65,62% dos alunos premiados do Amapá são de uma das unidades do Ifap. Isso nos motiva a continuar criando cursos que auxiliem nossos alunos a se prepararem melhor”.

Confira a lista dos alunos vencedores e seu respectivo campus:

Danilo Jose Silva Moreira - campus Macapá
Felipe Mateus Oliveira da Costa – campus Macapá