Ifap abre seleção do Programa de Assistência Estudantil 2023

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 18h07

Img matéria Edital Assistência Estudantil 2023 4

São ofertados 1.498 auxílios para estudantes de cursos técnicos e de graduação

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), abre a partir do dia 14 de março o processo de seleção para os auxílios do Programa de Assistência Estudantil do ano letivo de 2023 aos estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores da instituição. As inscrições podem ser realizadas até 21 de março, através do preenchimento de formulário eletrônico e da caracterização socioeconômica no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

..:: Clique aqui para acessar o formulário eletrônico ::..

..:: Leia o edital completo ::..

O Programa de Assistência Estudantil tem o objetivo de ampliar as condições de acesso, permanência e saída com êxito dos estudantes. A comissão do processo de seletivo do programa é formada por técnicos que fazem parte do Departamento de Assistência Estudantil ou Setor de Assistência Estudantil e profissionais designados por portaria. A execução do processo seletivo será realizada por comissões locais de cada campus.

São ofertados 1.498 auxílios, no total, distribuídos entre estudantes de cursos técnicos, nas formas Integrada e Subsequente, modalidades presencial e Ead, e dos cursos presenciais de graduação, nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana, e, na modalidade a distância, no Centro de Referência Pedra Branca do Amapari.

O programa beneficia estudantes que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 1.953. Do quantitativo de auxílios ofertados, 10% serão destinadas às pessoas com deficiência, e, para concorrer nesta modalidade, o estudante deverá apresentar laudo médico.

A seleção será constituída das seguintes etapas: inscrições; triagem para confirmação da situação de matrícula e prestação de contas de auxílios recebidos anteriormente; análise da documentação apresentada e da situação socioeconômica do aluno; entrevista (on-line ou presencial) com o estudante, quando necessário.

Os repasses dos valores serão depositados diretamente na conta bancária do estudante selecionado durante o ano/semestre letivo de 2023, sendo interrompidos nas férias ou recesso escolar. Os auxílios materiais didáticos e uniformes serão concedidos uma única vez durante o ano letivo.

Auxílios

Auxílio-alimentação – Auxílio financeiro mensal, para a alimentação diária durante o semestre/ano letivo para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica..

Auxílio-material didático – Repasse de valor financeiro para a aquisição, uma vez ao ano, de material didático conforme a necessidade do estudante que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Podendo ser substituído pela aquisição direta da instituição com a entrega do kit escolar.

Auxílio-transporte – Valor financeiro mensal para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para uso com as despesas de transporte entre sua residência e a instituição, durante o semestre/ano letivo. O valor é de acordo com o município de moradia e o tipo de transporte até o campus.

Auxílio-uniforme – Repasse financeiro anual para aquisição do uniforme padrão do Ifap (camisa, calça ou saia jeans, tênis, roupa de educação física, jaleco ou agasalho do Ifap), ao estudante que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Auxílio-creche: Consiste na concessão de repasse financeiro, fixo e mensal ao estudante pai ou mãe de criança com até cinco anos de idade, que não possui amparo familiar para o cuidado da criança durante o horário de aula.