Ifap abre seleção interna para bolsa de intercâmbio no Canadá para servidores TAE

IMGMateriaIntercambioCanadaTAE2024

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio da Seção de Gerenciamento das Relações Internacionais, abriu processo seletivo interno para uma bolsa de estudos no curso intensivo de Língua Inglesa, em Toronto, no Canadá, oferecido pela Toronto First Steps (TFS) em parceria com a ILSC Education Group. A bolsa é destinada exclusivamente a servidores da carreira Técnico Administrativo em Educação (TAE) do quadro efetivo do próprio Ifap. As inscrições serão realizadas de 8 a 16 de janeiro de 2024, por meio de formulário eletrônico.

Acesse o formulário de inscrição

Para ler o edital completo, clique aqui

O curso para o qual se destinam as bolsas é o Full Time Morning, oferecido pela escola ILSC Toronto. O curso ocorrerá no período de 22 de abril a 17 de maio de 2024, com aulas das 8h30 às 13h, de segunda a sexta-feira.

O candidato deverá ser servidor (a) da carreira TAE, em efetivo exercício no Ifap; não ter sido contemplado (a) em programas de mobilidade acadêmica internacional nos últimos cinco anos; o tenha sido afastado nos últimos 24 meses para capacitação no exterior, sem prejuízo no vencimento; cumprir todas as datas estabelecidas neste Edital, assim como apresentar todos os documentos exigidos; não possuir condenação em processo administrativo disciplinar no Ifap nos últimos cinco anos (comprovar através de Certidão Nada Consta solicitada para o setor de Corregedoria Interna) e não estar afastado por qualquer que seja o motivo previsto na Lei n. 8.112/90.

Serão considerados como critérios para seleção o tempo de efetivo de exercício no cargo de origem, qualificação profissional (especialização, mestrado e doutorado), atividades de gestão, atividades de representação institucional, atividades de extensão e atividades de pesquisa e inovação.

Os (as) candidatos (as) não precisarão apresentar nenhum teste de proficiência. A ILSC Education Group realizará um teste de nivelamento com o candidato selecionado, visto que a escola canadense possui turmas que avançam a partir do nível pré-básico. Assim, nenhum candidato será eliminado do processo por conta do teste de proficiência.

Parceria

A bolsa de estudos é resultado de uma parceria firmada em 2022 entre o Instituto Federal do Amapá (Ifap) com a Toronto First Steps (TFS), na qual o Ifap foi contemplado com uma bolsa de estudos gratuita. A TFS é a responsável pela concessão da bolsa e a oferta do curso. O Ifap é o responsável por custear as passagens de ida e volta do (a) servidor (a) desde sua cidade de lotação até a cidade de oferta do curso no Canadá.

É de responsabilidade do (a) servidor (a) selecionado (a) abrir processo no Ifap para solicitar a dispensa de atividades e o afastamento do país com o objetivo de participar do curso mencionado na chamada, seguindo o prazo determinado no cronograma (Anexo I) e nos fluxos internos do Ifap. O não cumprimento desse prazo resultará na não aprovação da solicitação e na falta de autorização para a viagem.

A TFS é uma agência de educação internacional com sede em Toronto, Canadá, cujo propósito é desenvolver projetos educacionais para brasileiros que desejem estudar e desenvolver competências profissionais no Canadá, por meio de orientação para a realização de cursos de idioma e programas de imersão cultural.