Ifap assina cooperação técnica com instituição portuguesa

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 15h08 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 15h08

A comitiva de gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil assinou 79 projetos de cooperação técnica com instituições portuguesas durante sua participação no I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior realizado na cidade de Bragança, Portugal, e em reuniões que o sucederam. A maior parte desses acordos foi celebrado entre o Conselho Nacional do Institutos Federais (Conif) e o Conselho Coordenador dos Institudos Politécnicos (CCISP).

No caso específico do Ifap, cuja reitora, Marialva Almeida e o pró-reitor de extensão, pesquisa, pós-graduação e inovação, Romaro Silva, compõem a comitiva, foi assinado um acordo de cooperação técnica com o Instituto Politécnico do Porto. A parceria objetiva criar espaço de intercâmbio para estudantes (cursos técnicos, de graduação e pós-graduação) e servidores entre as duas instituições. A cooperação também busca fomentar projetos bilaterais inseridos no campo da Inteligência Artificial (IA), Engenharias e Educação no Ifap.

Além disso, os representantes do Ifap seguem em tratativas na cidade de  Viana do Castelo para o estabelecimento de parcerias voltadas às Ciências Agrárias, tendo em vista que a região abriga a renomada Escola Superior Agrária (ESA) cujo know-how pode contribuir para aprimorar as ações do Ifap nessa área, notadamente no Campus Agrícola Porto Grande.

Almeida declarou que “a partir de agora, temos mais um espaço para a atuação e o desenvolvimento dos talentos amapaenses junto às instituições de ensino técnico portuguesas. Estamos intensificando nosso trabalho de relações internacionais que, de certa forma, foi afetado pela pandemia, mas estamos acelerando o passo para abrir novas portas para nossos servidores e estudantes. Assinar esse acordo com o Instituto Politécnico de Porto foi um momento de muita emoção para mim e para toda a equipe do Ifap que trabalha diariamente para tornar essa instituição cada vez mais relevante para a educação do Amapá”.