Ifap certifica indígenas de Oiapoque como técnicos em Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 17h29 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 10h29

Novos técnicos são formados graças à cooperação com o Iepé, instituição promotora do curso de Agentes Ambientais Indígenas

Novos técnicos e agentes ambientais indígenas com os certificados recebidos do Ifap

Estudantes indígenas receberam no sábado (20/8) a certificação de técnicos em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap). A certificação foi possível graças à participação do Ifap na cooperação técnica entre o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Conselho dos Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque na realização do curso Formação de Agentes Ambientais Indígenas (Agamin).

Essa foi a primeira turma de Agamin que recebeu, além da formação específica promovida pelo Iepé, a certificação técnica realizada por uma instituição de ensino. Dos 31 indígenas certificados, 18 realizaram a formação técnica na forma subsequente - quando o estudante já concluiu o ensino médio - e 13 na forma concomitante, quando o estudante recebe a formação técnica ao mesmo tempo que realiza os estudos para a conclusão do ensino médio.

Solenidade foi realizada na Aldeia do Manga, com a participação das comunidades

Foi uma jornada de formação que iniciou em 2016 e passou pelos desafios impostos às comunidades indígenas e às próprias instituições envolvidas no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Na solenidade de certificação, realizada na aldeia do Manga, os formandos apresentaram um canto indígena de gratidão à floresta. Os representantes das organizações indígenas de Oiapoque falaram da importância da preservação da cultura dos povos e do meio ambiente. A vice-coordenadora do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque, Sonia Jeanjaque, destacou o papel dos agentes técnicos na proteção ambiental.

Para Manoel Severino dos Santos, de 63 anos, conciliar a rotina de trabalho com as aulas foi a maior dificuldade para concluir o curso, mas com a certificação poderá motivar as novas gerações. O agente indígena Maique dos Santos destacou que o conhecimento adquirido no curso será posto em prática para ajudar a comunidade.

Confira o relato em vídeo

Servidores técnicos e docentes do Ifap participaram da solenidade, entre eles a reitora em exercício, Adrielma Bronze, os pró-reitores de Ensino, Vitor Hugo Sales, e de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, e os diretores-gerais dos campi Porto Grande, unidade certificadora dos técnicos em Meio Ambiente, José Leonilson, e Macapá, Marcio Prado, além do diretor do Campus Avançado Oiapoque, Eliel Ney.

Representantes das instituições parceiras integraram a mesa de abertura da solenidade de certificação

A coordenadora do Programa Oiapoque do Iepé, Rita Lewkowicz, ressaltou que a certificação de Agentes Ambientais Indígenas era uma reivindicação anterior ao ano de 2016. Segundo ela, essa foi uma experiência que permitiu colocar em diálogo o conhecimento indígena com outras ciências ambientais em um formato de ensino intercultural e multidisciplinar. O coordenador regional da Funai no Amapá e Norte do Pará, Ilton Lima, destacou a persistência dos formandos em realizar o curso, o que servirá de exemplo para os jovens indígenas.

Colaboração Jefferson Souza, supervisor da Seção de Gerenciamento de Comunicação Social do Campus Macapá