Ifap convoca para matrícula candidatas aprovadas no Programa Empodera Mulher

Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 19h46 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 14h00

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) abriu novo período de matrícula para as candidatas aprovadas para uma das 520 vagas do Programa Federal Novos Caminhos, que ofertará cursos destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social nos municípios de Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca, Porto Grande, Santana e Vitória do Jari.

A seleção para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Microempreendedor Individual, Promotor de Vendas, Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas aconteceu ainda em 2021, mas a fase de matrícula e aulas precisou ser adiada em função dos impactos da pandemia, tendo em vista a necessidade de as ações serem presenciais para melhor atender ao público prioritário da iniciativa.

Para efetuar sua matrícula, as candidatas aprovadas devem se dirigir a uma das unidades do Ifap ou nas sedes dos polos (nos casos das cidades em que o Ifap não tem sede física) portando a seguinte documentação: ficha de  matrícula preenchida e assinada; original e cópia do RG; original e cópia da certidão de nascimento ou casamento; original e cópia do documento oficial no qual conste o número do CPF; cópia do comprovante de residência; cópia de comprovante de conta corrente bancária, não podendo ser conta salário ou conta poupança; original e cópia do comprovante de escolaridade (certificado ou diploma de conclusão); cópia do comprovante de vacinação contra Covid-19, atestando ciclo completo de imunização.

As candidatas matriculadas receberão bolsa correspondente a R$ 12 por dia durante 40 dias, o que totaliza o valor de R$ 480. Essa remuneração, no entanto, será vinculada à frequência de cada aluna, que deve cumprir a carga horária diária de 4h/a. As alunas que cumprirem o mínimo de 75% da carga horária receberão certificação do Ifap de 160h/a no curso para o qual foram selecionadas.

Confira aqui o todos os detalhes para efetuar sua matrícula.