Consup do Ifap credencia fundação

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 17h21 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 08h20

O Conselho Superior do Instituto Federal do Amapá (Consup/Ifap) aprovou o processo de credenciamento da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) para que esta esteja apta a atuar junto ao Ifap na otimização dos processos de gestão e execução das ações de extensão, pesquisa, inovação, processos seletivos e concursos públicos promovidos pelo Instituto.

O processo de credenciamento da Funcern traz novas perspectivas para a gestão do Ifap, tendo em vista que uma fundação tem respaldo legal e maior liberdade para trabalhar com captação de recursos junto à inciativa privada, por exemplo, coisa que só é permitida aos institutos federais de maneira bastante limitada pela legislação.

O processo de credenciamento da Funcern também já foi aprovado pelo Grupo de Apoio Técnico (GAT) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que é composto por representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).  A etapa seguinte, que é a publicação de portaria conjunta dos dois ministérios no Diário Oficial da União (DOU) validando o credenciamento da Funcern por um ano junto ao Ifap, também já foi cumprida na edição do DOU de 07/12/2022.

O processo de credenciamento foi realizado por comissão nomeada para esse fim presidida pela servidora da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) Shirlene Valente, que avalia o trabalho realizado como "estratégico para aprimorar os processos de planejamento e gestão do Ifap. Já que a natureza jurídica de uma fundação é de caráter privado, isso traz uma flexibilidade que representa um avanço para o Ifap em diversos campos, e em breve a instituição colherá os primeiros frutos do trabalho realizado por esta comissão".