Ifap é contemplado com recursos extras para mobiliário e equipamentos

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 13h54

labmcp1

Laboratório de Química do Campus Macapá. Foto: Arquivo Dicom

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi uma das instituições da Rede Federal beneficiadas com um Termo de Execução Orçamentária (TED) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Os recursos não estavam previstos na Lei de Orçamento Anual (LOA) e foram enviados diretamente da Setec para instituições que já dispunham de processos de compra com atas de registro de preço instruídas para pronto empenho. Ao Ifap foram destinados R$ 3,2 milhões, que serão aplicados na compra e modernização de mobiliário e outros equipamentos para os campi e Reitoria.

Com entusiasmo recebemos a notícia da liberação desse Termo de Execução Descentralizada e já estamos atuando no pronto empenho para que, no início de 2024, possamos receber o mobiliário e equipamentos para nossas seis unidades e Reitoria”, comentou o reitor em exercício, Romaro Silva.

A gestão do Ifap realizou tratativas com a Setec para que o Instituto fosse contemplado com recursos complementares para implementação de ações necessárias à melhoria do funcionamento das unidades. “Tão logo assumimos a Reitoria do Instituto Federal, iniciamos um diálogo junto à Setec quanto às questões orçamentárias devido ao fechamento do ano. E, ao mesmo tempo, quanto à possibilidade de termos recursos para mobiliários a fim de atender, em especial, aos novos blocos de ensino que estão sendo construídos nas nossas unidades. Em diálogo direto com a Diretoria de Desenvolvimento da Rede, na pessoa do professor Marcelo Bregagnoli, tivemos o indicativo positivo de uma liberação imediata, como de fato ocorreu”, detalhou Romaro Silva.

Para o reitor, a destinação do TED ao Ifap reforça o compromisso do governo federal para com o fortalecimento e desenvolvimento da rede federal e o nosso compromisso enquanto gestão do Instituto Federal do Amapá para ofertar cada vez melhor e atender o maior número de pessoas com uma educação pública, gratuita e de qualidade, referendada mundialmente e que, no âmbito do nosso estado, vem se fortalecendo a cada dia”.

De acordo com a Pró-Reitoria de Administração (Proad) do Ifap, com os recursos de R$ 3,2 milhões será feita aquisição de equipamentos e mobiliários para os laboratórios e setores administrativos de todas as unidades, ou seja, Reitoria, campi Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana, além do Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari, a fim de atender às necessidades de cada unidade de materiais necessários para o melhor desempenho das atividades de ensino e administrativas.

RECURSOS POR UNIDADE

UNIDADE