Ifap integra comitiva do Conif em Portugal

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 20h25 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 19h20

A reitora  e o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do  Instituto Federal do Amapá (Ifap) integram a comitiva de gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil que está participando do Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, que acontece na cidade de Bragança, Portugal, no período de 2 a 9 de abril.

O referido seminário é uma oportunidade de o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) ampliar as iniciativas de cooperação internacional entre as instituições de ensino superior luso-brasileiras.

Esta iniciativa se insere no esforço do Ifap em desenvolver ações multilaterais para construção de parcerias internacionais. São exemplos concretos dessa iniciativa a participação de 13 servidores do Ifap no curso de doutorado em Ciência da Educação, na Universidade Portuguesa (Universidade do Minho), a visita ao Ifap de uma comissão de representantes da embaixada da França no Brasil, a visita de membros da embaixada dos EUA e a articulação de uma viagem de equipe composta por professores e alunos do Campus Laranjal do Jari à Colômbia (Instituto de Antiquia), no segundo semestre de 2022, para estudos voltados às questões de biodiversidade da panamazônia.

A pauta a ser desenvolvida pelos representantes do Ifap na comitiva do Conif em Portugal é composta de três eixos principais: o programa internacional de dupla diplomação para estudantes de nível superior das instituições que integrem o programa; ampliação da oferta de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) para servidores do Ifap em instituições portuguesas; articulação para que o Ifap passe a integrar o Projeto de Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada à Inovação (Projeto LAPASSION).

De acordo com a reitora do Ifap, Marialva Almeida, "é incalculável a importância de o Ifap participar desses fóruns internacionais de debate sobre o ensino superior. As oportunidades que eventos como esses colocam bem diante de nós vão beneficiar e muito a nossa comunidade de estudantes e servidores. Conectar o Amapá à União Europeia de forma cada vez mais ampla através de mais oportunidades educacionais é nossa maior missão nos próximos dias".