Ifap oferece curso preparatório para teste de proficiência Toefl ITP

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 15h37 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 11h00

O Centro de Línguas (CEL) do Instituto Federal do Amapá (Ifap) está disponibilizando curso preparatório para o exame de proficiência em língua inglesa Toefl ITP (Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program), que acontecerá nos próximos dias 21, 22 e 23 de junho para os candidatos selecionados entre o público de servidores e estudantes do Ifap por meio do Edital nº 13/2023/PROEPPI/IFAP. Para participar do curso preparatório, não é necessária inscrição, nem ter sido aprovado para o exame de proficiência, basta acessar o conteúdo pela plataforma MOOC.

O curso para o exame de proficiência na língua inglesa tem carga horária de 20 horas e está disposto em quatro módulos. As aulas são interativas com atividades simuladas, e, após a finalização do quarto módulo, o cursista recebe o certificado do curso.

Internacionalização

O Centro de Línguas do Ifap está vinculado ao Departamento de Gerenciamento Estratégico da Pesquisa e Extensão (Degep) da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) e por objetivo principal promover/fomentar a oferta do ensino de línguas estrangeiras, tais como inglês, espanhol, francês, japonês, libras, línguas indígenas e português nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, procurando incentivar o conhecimento das áreas linguísticas, bem como promover o desenvolvimento intercultural educacional com ações relacionadas ao setor, tendo entre as suas atribuições a aplicação de testes de proficiência em língua estrangeira.

“Os exames de proficiência promovidos pela Proeppi, por meio do Centro de Línguas, são reconhecidos por universidades estrangeiras e fazem parte da ação estratégica para a internacionalização do Ifap. Estamos constantemente buscando preparar os nossos estudantes e servidores, tornando-os aptos a se qualificarem. Essa capacitação é para todos os públicos vinculados ao Ifap, servidores e alunos, que realizarão ou não o exame de proficiência Toefl ITP.”, ressalta o responsável pelo Degep/Proeppi, Renan Almeida.

O processo de inscrição para o Toefl ITP foi realizado no mês de maio e abriu 70 vagas para servidores (17) e estudantes de graduação (53) do Ifap, garantindo também reserva de vagas pelo sistema de ações afirmativas. O exame acontecerá na modalidade remota para os campi Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari, e modalidade digital para o Campus Avançado Oiapoque. O resultado do teste tem validade de dois anos, sem possibilidade de prorrogação.