Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifap recebe comitiva da embaixada dos EUA

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 15h25 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 13h21


O Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu, no último dia 31/3, a visita de uma comitiva chefiada pelo adido para assuntos de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Todd Miyahira. Sua equipe contou ainda com Márcia Mizuno, especialista sênior em temas de juventude e inovação; Luciana Santos, especialista em finanças, Cristina Castro, CEO do Instituto Glória; e Danielle Brito, representante do projeto Ciência Viva.

Durante a visita, a comitiva se reuniu com gestores e estudantes do Ifap para tratar de pautas relacionadas à ampliação da rede de promoção do protagonismo feminino na sociedade e oportunidades de estágio e intercâmbio para estudantes do Ifap.

O Programa Empodera Mulher, coordenado por Suellen Macedo na Pró-Reitoria Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, iniciou, durante o encontro, as tratativas para cooperação técnica com o Instituto Gloria, organização sem fins lucrativos  financiada pela embaixada norte-americana para desenvolver ações de combate à violência física e psicológica contra mulheres e meninas no Brasil.

Outro tema discutido no encontro foi a ampliação do programa Power4girls. A iniciativa busca promover a maior participação de meninas no campo do empreendedorismo, responsabilidade social e inovação. Em sua primeira edição nacional, o programa teve as equipes “Mulheres de fibras” e “Entre dois Hemisférios”, do Campus Macapá, orientadas respectivamente pelas docentes Leila Nunes e Lídia Delly entre as premiadas. Durante a reunião, as alunas estiveram presentes e puderam relatar os bastidores de suas pesquisas e do desafio de desenvolvê-las durante um dos momentos mais graves da pandemia.

A pauta sobre estágio e intercâmbio chamou a atenção principalmente dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, ofertado pelo Campus Macapá. Na ocasião, eles puderam ouvir Todd Miyahira e Márcia Mizuno sobre as possibilidades do Programa Pontes Americanas para servidores e estudantes do Ifap. Esse programa é uma parceria da Embaixada dos EUA com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e foi lançado em abril e 2021.

De acordo com Romaro Silva, pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Gradução e Inovação do Ifap, “Esse encontro foi estratégico para o Ifap. Nele, pudemos apresentar as ações desenvolvidas por nossa instituição para os representantes da embaixada dos EUA e isso tem tudo para criar uma sinergia entre esses dois atores sociais buscando melhorar a qualidade de vida do povo do Amapá através da educação. Em breve, isso tudo será materializado na formalização de cooperações técnicas que têm tudo para beneficiar nossos estudantes e nossos servidores”.

No encerramento da visita, a comitiva pôde conhecer umas das mais fortes e populares manifestações culturais do Amapá: o Marabaixo, cuja apresentação foi realizada pelo grupo Movimento Cultural Ancestrais, no auditório do Campus Macapá.

 

Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página