Matrícula dos aprovados no SiSU 2022 é on line de 23/2 a 8/3

Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 09h26

Candidatos devem conferir nome no sistema, acessar link de matrícula e anexar documentos obrigatórios

Os candidatos selecionados na chamada regular da 1ª edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para os cursos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) devem fazer a matrícula, no período de 23 de fevereiro a 8 de março. Para saber se foi aprovado no curso escolhido – primeira ou segunda opção -, o candidato deve acessar o SiSU e/ou a lista de convocados aqui no portal do Ifap. O processo de matrícula ocorrerá integralmente on-line, e o candidato deverá anexar os documentos exigidos. Para se matricular, clique aqui .

::: Acesse a lista de convocados pelo Ifap na chamada regular do SiSU 2022 :::

::: Acesse www.sisu.mec.gov.br  :::

A seleção do estudante pelo sistema SiSU assegura apenas a expectativa de direito à vaga no curso de escolha, sendo a habilitação para matrícula condicionada ao atendimento dos requisitos. A não apresentação de qualquer documento necessário à habilitação para matrícula do estudante selecionado provocará a perda da expectativa de direito à vaga e a habilitação não será homologada. Caso o candidato não faça o procedimento de matrícula ou não apresente toda a documentação prevista será considerado formalmente desistente.

Documentação comum

• Histórico Escolar e Diploma de Conclusão do Ensino Médio
  • Certidão de Nascimento ou casamento
  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Certificado de Alistamento Militar e/ou Reservista (sexo masculino e maiores de 18 anos)
  • Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação com a justiça eleitoral (obrigatório para maiores de 18 anos)
  • 1 foto 3x4 (atual)
  • Comprovante de residência atual (últimos três meses)
  • Autodeclaração que não ocupa vaga de curso de graduação em qualquer instituição pública de ensino superior brasileira

No ato da matrícula, o candidato selecionado pelo SiSU da chamada regular tem que declarar que não possui vínculo em curso de graduação de uma ou mais instituição pública de ensino superior, bem como, se for o caso, que cursou integralmente o ensino médio em escola pública (candidato que se inscreveu para cota) e a autodeclaração de cor/etnia (candidato que se inscreveu para cota racial).

O candidato selecionado pelo sistema SiSU para preencher vaga reservada pela Lei nº 12.711, de 2012, deverá anexar os documentos previstos no Termo de Adesão do Ifap e preencher as declarações constantes nos anexos, observando a documentação específica para a vaga a qual se inscreveu.

O candidato de nacionalidade estrangeira, legalmente residente no país, selecionado pelo sistema SiSU para habilitação para matrícula deverá apresentar: cédula de identidade do país de origem, Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou protocolo de emissão (documento que atesta a identidade de estrangeiro com residência temporária ou permanente no Brasil), expedido pela Polícia Federal do Brasil, e passaporte com visto para estudante.

Lista de espera

As vagas não preenchidas na chamada regular serão preenchidas por meio da utilização prioritária da lista de espera disponibilizada pelo SiSU. Para constar na lista de espera, o candidato deverá obrigatoriamente, no período de 22 de fevereiro a 8 de março, confirmar no SiSU o interesse à vaga.

Somente o candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso pode manifestar interesse em participar da lista de espera. O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu.

As matrículas para as vagas remanescentes dos candidatos da lista de espera também acontecerão de forma on-line. Serão divulgados no portal do Ifap as informações e os procedimentos referentes às chamadas públicas e convocatórias da lista de espera de cada curso. Esgotada a convocação de todos os candidatos da lista de espera através de chamadas públicas e/ou convocatórias para ocupação das vagas, e caso ainda haja vagas, os candidatos poderão ser convocados novamente seguindo a ordem de classificação.