Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NOTA OFICIAL Esclarecimento sobre greve

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 10h59 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 11h28

Banner Nota Geral Greve 1

 

 

Após receber o indicativo de greve da Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica (Sinasefe), o Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) decidiu, na garantia da gestão democrática e transparente da instituição, manter uma comunicação permanente com a comunidade a respeito do movimento grevista. Diante disso, foi criada uma seção no portal institucional e, ao longo do período, serão emitidas notas oficiais sempre que necessário.

Acesse a página Saiba mais sobre a greve

 

Nota Oficial "Esclarecimento sobre greve"

 

Com o intuito de esclarecer à comunidade e tranquilizá-la, o Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) vem a público se manifestar, antecipadamente, a respeito da possibilidade da deflagração de greve de professores e técnicos administrativos da instituição, a partir do dia 9 de abril, conforme informado pelo movimento de mobilização dos técnicos administrativos em educação (TAEs) e comunicado, através de ofício ao Ifap, pela Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica (Sinasefe).

 

O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Amapá (Ifap) reconhece como legítimo e legal – conforme a Constituição Federal, nos artigos 9º e 37, inciso VII, e a Lei nº 7.783/89, observadas as adaptações promovidas pelo Supremo Tribunal Federal – o movimento de reivindicação de conquistas salariais e de carreira por docentes e técnicos administrativos junto ao Ministério da Educação (MEC), pasta à qual a instituição, como integrante da Rede Federal de Educação Profissional, está vinculada administrativamente dentro do Poder Executivo do governo federal.

 

Considera que o investimento na educação profissional, pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, exercida, historicamente, pela Rede Federal, implica, também, a valorização dos servidores.

 

Lembra que, após anos de descaso e de riscos à própria manutenção das instituições da Rede Federal, o governo federal retomou, a partir de 2023, a mesa de negociações com as categorias de Técnicos Administrativos em Educação (PCCTAE) e de Professores de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Espera que essas negociações – que já vêm ocorrendo por parte do Ministério da Educação, em Brasília-DF – possam resultar em melhorias às respectivas categorias, tendo em vista, sempre, a qualidade da educação ofertada aos nossos alunos.

 

Compromete-se a manter aberto o diálogo com a representatividade do movimento no intuito de garantir não só o direito de greve por parte dos servidores, como também a transparência quanto às decisões administrativas exigidas em lei e, principalmente, a tomada de medidas para evitar quaisquer prejuízos à comunidade acadêmica, bem como ao patrimônio institucional.

 

Considerando as especificidades de ser uma instituição multicampi, orienta os estudantes, bem como pais ou responsáveis, a buscarem informações diretamente com a direção-geral do campus no qual estão matriculados e/ou com a coordenação do curso, para confirmar a manutenção das aulas, bem como horários alternativos e calendário compensatório de aulas, se for o caso, durante o período de greve.

 

Por fim, o Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Amapá reitera o compromisso de salvaguardar a qualidade dos serviços ora prestados à sociedade e se mantém atento ao andamento do movimento.

 

 Macapá, 5 de abril de 2024

 

Colégio de Dirigentes 

 

Presidente

Romaro Antonio Silva

Reitor

 

Membros

Cristina Coutinho de Oliveira

Pró-reitora de Ensino


Alyne Cristina Sodré Lima

Pró-reitora de Extensão, Arte, Cultura e Desporto

 

Patrícia Paranhos Barbosa

Pró-reitora de Gestão de Pessoas

 

Willians Lopes de Almeida

Pró-reitor (em exercício) de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 


Amanda Machado Vasconcelos

Pró-reitora (em exercício) de Administração

 

Lucilene de Sousa Melo

Diretora-Geral Campus Laranjal do Jari

 

Marcus Vinicíus da Silva Buraslan

Diretora-Geral Campus Macapá

 

Fabrício Ribeiro Ribeiro

Diretor-Geral Campus Agrícola Porto Grande

 

Marlon de Oliveira do Nascimento

Diretor-Geral Campus Santana

 

Eliel Cleberson da Silva Nery

Diretor Campus Avançado Oiapoque

Jackeline Matta

Diretora Centro de Referência EaD Pedra Branca do Amapari

 

Tatiane Vaz de Sales Cardoso

Diretora de Planejamento e Gestão Estratégica

 

Gil Constâncio Rodrigues Filho

Diretor de Comunicação

 

Robson Sousa Martins

Diretor de Tecnologia da Informação

Alexandre Sobral

Diretor de Engenharia e Infraestrutura


Gilceli Chagas Moura

Diretora de Assuntos Estudantis

 

Catiano da Silva Gama

Chefe Departamento de Governança, Riscos e Relação Estratégica

registrado em:
Fim do conteúdo da página