PS Integrado: divulgada lista de convocados para matrícula

Publicado: Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 14h22
PS integrado 2024

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) publicou a lista de candidatos do Processo Seletivo Técnico Integrado 2024.1 convocados para realizar a matrícula nos respectivos cursos e campi. A matrícula ocorrerá no sistema on-line, no período de 8 a 10 de janeiro de 2024. Para saber se foi convocado, o candidato deve acessar a página do processo seletivo. Lá também está o link da matrícula.

Clique aqui para acessar a página do processo seletivo

O Processo Seletivo Técnico Integrado 2024.1 é destinado a 720 vagas em cursos técnicos de nível médio na forma integrada, na modalidade presencial, ofertados nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana, para ingresso no 1º semestre de 2024. São ao todo 17 cursos ofertados em quatro campi: Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana.

Foram convocados para matrícula os candidatos que estão dentro do número de vagas ofertadas, enquanto os demais candidatos com documentação deferida ficarão como cadastro reserva, devendo acompanhar outras convocações, se ocorrerem.

No ato da matrícula, o candidato aprovado deverá preencher o formulário eletrônico e anexar os seguintes documentos obrigatoriamente: a) Carteira de Identidade; (frente e verso); b) CPF – Cadastro de Pessoa Física; c) Comprovante de residência atual, com, no máximo, três meses antes da matrícula (fatura de água, luz, telefone ou outro documento que comprove o endereço); d) Certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou declaração de conclusão; e) Histórico Escolar Final do Ensino Fundamental (caso o documento apresentado não seja o histórico final com todos os anos cursados, o candidato terá o prazo máximo de 45 dias para apresentá-lo na Seção de Gerenciamento de Registro Escolar e Acadêmico da unidade para a qual se inscreveu, a contar da data da matrícula; f) Na ausência do histórico escolar, deverá ser apresentado declaração de conclusão do ensino fundamental, devendo conter, para todos os candidatos, a informação de que o candidato concluiu o ensino fundamental sem dependência; g) uma foto 3x4 atual.

Os candidatos que concorreram pelas ações afirmativas/cotas sociais deverão comprovar que estudaram todo o ensino fundamental em escola pública. Não será efetivada a matrícula do candidato que estiver regularmente matriculado em outra instituição de ensino da rede pública federal, estadual ou municipal na mesma etapa de ensino pleiteada no Ifap.

O candidato ou seu representante legal que não realizar a matrícula no período estipulado dentro do prazo estabelecido no edital ou deixar de apresentar os documentos exigidos perderá o direito à vaga. Não serão aceitos documentos que apresentem emendas, rasuras ou outras irregularidades. O candidato que tiver realizado estudos equivalentes ao ensino fundamental, no todo ou em parte, no exterior, se aprovado neste Processo Seletivo, no ato da matrícula deverá apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação. Os documentos em língua estrangeira deverão estar validados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

O candidato que não comprovar ter concluído, sem dependências, o ensino fundamental será eliminado do certame. Após a primeira convocação para matrículas de vagas remanescentes, conforme prevista no cronograma, os candidatos da lista de espera deverão acompanhar as publicações na página do processo seletivo para possíveis convocações. O candidato convocado para matrícula que perdeu o período de matrícula poderá ser reconvocado, a interesse da instituição, caso não haja mais candidatos a serem chamados, mediante solicitação desse mesmo candidato.

O candidato convocado que não efetivar a análise documental ou a matrícula no período estabelecido, de acordo com a chamada, independentemente dos motivos, perderá a vaga, e outros serão convocados. Os candidatos que efetivarem suas matrículas comprometem-se a frequentar as aulas em conformidade com o Calendário Acadêmico do Ifap.