Reditec reforça o papel da Rede Federal

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 17h28

Reditec2023

Reitor Romaro Silva e os demais gestores do Ifap presentes à Reditec

Com a participação de mais de mil gestoras e gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de convidados e parceiros, a 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) foi realizada, de 6 a 9 de novembro, em Natal-RN. O Instituto Federal do Amapá (Ifap) estava representado pelo reitor em exercício, Romaro Silva, pró-reitores e diretores-gerais e sistêmicos dos campi e da Reitoria.

Para saber mais, acesse a página da Reditec

Realizada no Centro de Convenções de Natal-RN, a Reditec teve conferência de abertura ministrada pela secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela. Na solenidade, foram entregues as medalhas de “Mérito Presidente Luís Inácio Lula da Silva” a pessoas que reconhecidamente prestam relevantes serviços à educação profissional científica e tecnológica do Brasil. Entre os homenageados deste ano, estava a ex-reitora do Ifap, Marialva Ramalho, na ocasião representada pelo reitor em exercício.

Promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Reditec buscou integrar gestoras e gestores dos 680 campi que compõem a Rede Federal, com uma programação formada de palestras, conferências, apresentações culturais, mesas-redondas e mostra de experiências exitosas.

Para Romaro Silva, "das Reditecs que tive a possibilidade de participar, essa é daquelas que voltamos mais entusiasmados justamente por conta do cenário político que se mostra favorável ao debate, ao fortalecimento, ao crescimento da Rede EPT, e ao mesmo tempo para consolidar uma rede que é única no mundo”.

O reitor em execício destacou ainda que “os nossos desafios ainda continuam em prol do custo amazônico, em prol de um orçamento que atenda de forma significativa as nossas atividades finalísticas, mas observamos que o cenário é positivo, para repensar nossas práticas e continuar ofertando uma educação de qualidade e que tem levado dentro de um país de dimensões continentais a possibilidade de acesso a um ensino público, gratuito e de qualidade em todos os níveis e modalidades, da capital aos mais extremos rincões desse país, como o município de Oiapoque, que foi um dos municípios citados na fala do nosso secretário nacional".

Durante o Fórum de Desenvolvimento Institucional, entre outros que ocorreram dentro da Reditec, os novos reitores eleitos foram apresentados e puderam falar sobre a expectativa para os próximos anos. Também foi exposto um trabalho realizado por uma equipe de servidores, que identificou que apenas seis Institutos Federais fazem o acompanhamento contínuo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), assim, podendo realizar os ajustes necessários no decorrer da sua execução.

Houve reunião com os diretores-gerais de Campus Avançado, com a participação do diretor de Desenvolvimento da Rede, Marcelo Bregagnoli da Setec/ME, onde foi decidido montar uma comissão para representar e dialogar sobre o tema com o Ministério da Educação. De acordo com a diretora do Departamento de Administração e Planejamento do Campus Macapá, Larissa Sussuarana Batista, há a perspectiva de que nos próximos 24 meses todos os 75 campi avançados estejam independentes.

A comitiva do Ifap realizou visita às dependências da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), que tem parceria com o Ifap na gestão e execução de projetos. O objetivo da visita foi buscar conhecimento sobre como os campi podem utilizar os serviços da Funcern para captação e execução de recursos externos.

Comitiva do Ifap

Da Reitoria fizeram parte da comitiva do Ifap os pró-reitores de Administração, Ana Paula Chaves, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Karina Paschoalin, de Gestão de Pessoas, Patrícia Barbosa, de Ensino, Victor Hugo Sales, e substituto de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, Welber Carlos da Silva, a diretora de Administração, Sabrina dos Santos, o diretor de Engenharia e Infraestrutura, Alexandre Sobral, e o coordenador de Governança de TI, Ederson Costa.

Do Campus Laranjal do Jari, participaram a diretora-geral Lucilene Melo e os diretores Michael Machado de Moraes (Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e Franciscleyton da Silva (Departamento de Ensino).

Do Campus Macapá, estavam o diretor-geral Marcus Vinícius Buraslan e os diretores Natasha Cristina Costa (Departamento de Pesquisa e Extensão), Hilton Prado de Castro Júnior (Diretoria se Ensino) e Larissa Sussuarana Batista (Departamento de Administração e Planejamento).

Do Campus Porto Grande, participaram o diretor-geral Fabrício Ribeiro Ribeiro e o diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Jhonatan Dias Gomes.

Representaram o Campus Santana os diretores Tiago Pedrada (Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), Tatiane Trombim (Departamento De Administração e Planejamento) e Givanilce da Silva (Departamento de Ensino).