Revista Multidisciplinar no Amapá chega a sua 2ª edição

Publicado: Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 15h45 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 16h34

Parte da equipe do Programa Vozes do Rio Jari em visita aos domicílios afetados pela dinâmica das águas do Rio Jari

Já está disponível para acesso a segunda edição da Revista Multidisciplinar do Amapá (Remap), editada pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) através da sua editora, a Edifap.

Dentre as pesquisas publicadas, figura o artigo “Identidade fluvial dos moradores ribeirinhos do Rio Jari na porção da Rua Antiga da Usina”, de autoria dos pesquisadores Dannilo Sorato Oliveira Moreira e Nubia Deborah Caramello e que faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Vozes do Rio Jari.

De acordo com Caramello, docente do Campus Laranjal do Jari do Ifap, o objetivo do programa e do artigo “é dar vozes e protagonismo aos moradores que vivem na margem do Rio Jari e são impactados pela sua dinâmica de subida e descida das águas. Especificamente, buscamos trazer uma valorização cultural e das características regionais. Infelizmente, somos conhecidos como a maior favela sobre palafitas do mundo, quando, na verdade, isso traz um total desconhecimento da realidade local. Como, por exemplo, morar na margem do rio pode ser uma escolha e não uma falta de opção”.

Outro trabalho selecionado para publicação pelo conselho editorial da revista foi o artigo “Composição centesimal de camarões cozidos cultivados em viveiros”, que tem como autores Maria Santana Bezerra, Maria de Fátima de Moura e Ângela Maria da Cruz. Segundo Santana, professora substituta do Campus Porto Grande do Ifap, “a Revista Multidisciplinar do Amapá nos dá uma grande oportunidade. Portanto, vamos aproveitar essa oportunidade: trabalhem, se esforcem, estudem, publiquem e divulguem seus trabalhos. Porque é a partir da divulgação do conhecimento que se torna possível a transformação social e tecnológica”.

Sobre a Remap

A Revista Multidisciplinar do Amapá (Remap) tem periodicidade semestral e é uma publicação multidisciplinar do Instituto Federal do Amapá (Ifap). A publicação privilegia trabalhos inéditos desenvolvidos por estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais vinculados às Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar.

Diretoria de Comunicação do Ifap