Servidores da Reitoria do Ifap retomam atividades presenciais

Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 09h24 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 10h16

A Reitoria do Instituto Federal do Amapá (Ifap) retomou as atividades presenciais de seus servidores no último dia 7/2 com uma programação de acolhimento que aconteceu no auditório do Campus Macapá. Durante a primeira semana de retorno presencial, parte dos setores da unidade retornou às atividades presenciais em todos os dias da semana e outra em regime de escala, dependendo das características das atividades desenvolvidas pelo respectivo setor.

A programação de acolhimento contou com demonstração das ações que o Ifap vem realizando para garantir a biossegurança tanto de servidores quanto de estudantes. Foi também compartilhado um panorama dos principais documentos normativos em vigor que orientam a retomada do trabalho presencial.

As comissões locais de cada uma das unidades do Ifap tiveram papel crucial nesta retomada, pois atuaram diretamente na elaboração desses documentos. A Comissão Local da Reitoria teve como membro o pró-reitor de Ensino, Victor Hugo Sales, que, durante a programação de acolhimento, destacou o desafio ainda representado pela pandemia como um “período cheio de transformações nas nossas vidas, tanto no campo pessoal, quanto no campo profissional. Foi preciso todos nós aprendermos uma nova forma de trabalhar, de ver a vida e de valorizar as pessoas. A pandemia, com toda certeza, nos deixará mais fortalecidos em todos os sentidos, e que essa condição seja contínua na nossa vida”.

Já para o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap, que também presidiu o Comitê de Crise e Enfrentamento à Covid-19 no Ifap, Romaro Silva, “foi imprescindível para a manutenção das atividades do Ifap a dedicação de cada um de nossos servidores durante este período que durou o trabalho remoto. Esse compromisso foi, sem dúvida, um grande diferencial em todo este processo. Ao lado disso, eu não poderia deixar de destacar a importância do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que sempre teve como prioridade em suas deliberações a manutenção da saúde dos servidores, alunos e colaboradores diante do cenário que imperava no estado”.

Para participar da programação de acolhimento e estar apto às atividades presenciais, cada servidor precisou comprovar que está com o esquema vacinal completo enviando, para sua chefia imediata, cópia do cartão de vacinação.

Durante a reunião, que aconteceu ocupando apenas 17% da capacidade do auditório para garantir o distanciamento seguro entre os servidores, estes receberam kit individual composto por sacola ecobag, máscara de proteção, álcool 70° em gel, caneta e broche pin.

A reitora do Ifap, licenciada para doutorado, Marialva Almeida, enviou mensagem de boas-vindas aos servidores na qual destacou o importância das ações desenvolvidas por cada um deles para a melhoria da vida de milhares de alunos: “olhem ao seu redor, nos quatro cantos desse estado do Amapá, e vejam quão longe o Ifap já chegou nos últimos 10 anos, em quantas casas ‘já entrou’, a quantas milhares de pessoas já mostrou e oportunizou o caminho para se ter uma vida melhor, usufruindo dos bens que todos nós ajudamos a construir! Acho que ficarão surpresos ao se depararem com a enorme dimensão que nossas ações tomaram mostrando que sim a educação muda vidas e muda para melhor! É bom demais tê-los de volta!”.