Ifap recebe título de terreno do Campus Tartarugalzinho

Publicado: Terça, 07 de Maio de 2024, 18h23

terrenotartarugalzinho01052024 4Romaro Silva assina o título do terreno, ao lado do prefeito Bruno Mineiro e demais autoridades. Foto: Prefeitura de Tartarugalzinho

A Prefeitura de Tartarugalzinho realizou, no dia 1º de maio, a entrega ao Instituto Federal do Amapá (Ifap) do título definitivo de domínio do terreno onde será construído o Campus Tartarugalzinho. O ato solene marcou mais um passo para a implantação da unidade, que faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica lançado pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em março deste ano, com total de 100 novos campi em todo o país.

Dentro da programação pelo Dia do Trabalho, promovida pela prefeitura, a cerimônia de entrega do título teve a participação do prefeito Bruno Mineiro, do reitor do Ifap, Romaro Silva, do senador Randolfe Rodrigues, da deputada federal Goreth Sousa, de deputados estaduais, vereadores e secretários municipais, entre outras autoridades, além da população.

Em discurso, Romaro Silva salientou que “onde os Institutos Federais chegam levam novas perspectivas e transformam a realidade através da oferta da educação profissional técnica e tecnológica de qualidade”.

A nossa expectativa é que possamos tão logo regularizar a documentação no nome do Instituto Federal do Amapá avançar nos encaminhamentos documentais junto ao Ministério da Educação para as etapas de licitação da construção do campus, que vai atender a região dos lagos, a única no estado do Amapá que faltava receber a Rede Federal”, explicou o reitor.

Implantação

No mês de abril, a Câmara Municipal de Tartarugalzinho aprovou a Lei nº 492 de 24 de abril de 2024, autorizando a doação do imóvel de propriedade do Município de Tartarugalzinho para fins de uso do Instituto Federal do Amapá. O terreno está localizado na rodovia BR 156, bairro Jardim Floresta, e tem área de 152.217,27 metros quadrados.

O Campus Tartarugalzinho terá, em sua capacidade plena, 1.400 estudantes matriculados, em cursos técnicos de nível médio, nas formas integrada e subsequente, e superiores, além de Formação Inicial e Continuada. Os cursos a serem ofertados serão definidos em audiência pública a ser realizada pelo Ifap para que a comunidade participe das decisões.

As obras de construção estão previstas para serem iniciadas ainda neste ano. Mas o campus poderá ser implantado, inicialmente, de forma provisória em instalações cedidas pela prefeitura, o que ainda está sendo avaliado.

Diretoria de Comunicação – Dicom